Logo
  • DOAÇÕES

    UFMA lança campanha de apoio ao Hospital Universitário para enfrentamento da Covid-19

    A UFMA lançou nesta segunda-feira, 29, uma campanha de apoio ao Hospital Universitário, complexo formado por duas unidades hospitalares (Presidente Dutra e Materno Infantil) e nove anexos de atendimento ambulatorial, que está desenvolvendo ações para o enfrentamento da COVID-19 no Maranhão. A ideia é sensibilizar a população e solicitar doações: financeiras e de material.

    O trabalho de arrecadação ficará a cargo das fundações de apoio à UFMA: Sousândrade e Josué Montello. Nesses dois locais, serão montados postos para receber as doações dos materiais. E também ficará disponível uma conta corrente para receber os aportes financeiros: Agência Banco do Brasil: 3846-6. Conta Corrente: 8804-8. FSADU FJM HU
    A partir de terça-feira, os postos de arrecadação já estarão recebendo os materiais doados. E quem quiser já pode, na segunda mesmo, fazer doações em dinheiro, por transferência bancária ou depósito em conta corrente.A arrecadação vai durar enquanto perdurar a crise do novo coronavírus.

    Doações

    A expectativa é receber doações de materiais necessários ao trabalho diário no hospital. De acordo com a Superintendente do HU-UFMA, Joyce Lages, “De fato, existe uma necessidade muito grande de insumos hospitalares para proteger aqueles que vão cuidar dos pacientes com COVID-19. Itens como máscaras e álcool gel não são essenciais para quem tem oportunidade de ficar em casa, mas, para nós, que estamos à frente da assistência à saúde, têm uma importância vital. Receber o apoio espontâneo dessas instituições é um grande reconhecimento e demonstração de confiança no nosso trabalho”. Ao final deste texto, há uma relação de todos os materiais que podem ser doados para o HU-UFMA.

    O HU-UFMA é uma instituição que se mantém, integralmente, com verbas oriundas do Governo Federal, e seu atendimento está todo vinculado ao SUS. Por isso é importante a sensibilização da população para que, neste momento de crise, possa haver doações fundamentais para o atendimento a essa demanda emergencial.

    Fundações

    Hoje a UFMA conta com duas fundações de apoio às suas atividades. A Fundação Sousândrade (FSADU), fundada em 1982, por iniciativa de cem professores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), foi a primeira a ser criada para dar apoio à Universidade. Entre as suas atividades, constam: apoiar programas, ações, projetos e atividades de ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento institucional, científico e tecnológico, nas áreas de saúde, educação, assistência social, cultura, desporto, ciência, tecnologia, meio ambiente, comunicação social, administração e turismo. Ela também realiza e administra concursos públicos e processos seletivos, atendendo a organizações federais, estaduais e municipais do Brasil. Em 2015, implantou o Núcleo de Apoio Científico e Tecnológico (Nacitec), que efetiva cursos de extensão, especialização e ainda cursos conducentes a mestrado e doutorado com instituições parceiras do Brasil e de países como Portugal e Cabo Verde.

    A Fundação Josué Montello foi criada em 1996, para garantir um melhor funcionamento do complexo do HU-UFMA. Trata-se de uma instituição sem fins lucrativos, credenciada nos Ministérios da Educação (MEC) e de Ciência e Tecnologia (MCT), atuando no apoio ao desenvolvimento de ações de ensino, pesquisa, extensão e de assistência à saúde. Tem grande importância no apoio, por exemplo, a projetos de ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento institucional, científico e tecnológico nas áreas de: administração, assistência social, ciência e tecnologia, educação, meio ambiente, planejamento, saúde, segurança e tecnologia de informação. Para tanto, pode celebrar convênios, contratos, acordos e outros instrumentos com entidades públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras.

    Expectativa

    A UFMA, idealizadora da campanha de ajuda ao HU-UFMA, tem boas expectativas do sucesso desta ação. “O sistema público de saúde precisa estar preparado para enfrentar o agravamento da situação provocada pela pandemia do coronavírus. A UFMA está fazendo a sua parte, mas precisamos somar esforços com a iniciativa privada para que os serviços prestados pelo Hospital Universitário à população não sofram prejuízos com o crescimento da demanda que está por vir. O momento exige união, mas, se todos derem as mãos — empresariado, instituições públicas e privadas, poder federal, estadual e municipal — poderemos construir uma grande rede de atendimento à saúde daqueles que mais precisam. A campanha de apoio ao Hospital Universitário feita pela Fundação Sousândrade e Fundação Josué Montello é uma iniciativa em prol da dignidade humana”, destacou o reitor Natalino Salgado.

    RELAÇÃO DE ITENS QUE PODEM SER DOADOS:
    • Avental cirúrgico descartável (estéril);
    • Avental hospitalar manga longa (SMS);
    • Filtro HEPA para ventiladores mecânicos;
    • Luva de procedimento P, M, G (uso em área de saúde);
    • Máscara cirúrgica;
    • Máscara N95 (BFE%);
    • Óculos de proteção;
    • Óculos de sobreposição;
    • Papel Toalha;
    • Protetor Facial;
    • Touca descartável com elástico;
    • Álcool etílico 70% almotolias 100ml;
    • Álcool etílico 70% frasco 1000ml;
    • Álcool etílico 70% gel refil 800ml;
    • Sabonete Líquido à base de lauriéter sulfato de sódio (LESS), pH neutro, sem antisséptico, frasco 1000ml;
    • Sabonete Líquido à base de lauriéter sulfato de sódio (LESS), pH neutro, sem antisséptico, refil 800ml.

    PONTOS DE ARRECADAÇÃO
    FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE – ENDEREÇO: Rua das Juçaras, Q- 44, n- 28, Renascença 01 (próximo ao laboratório Cedro Kids)

    FUNDAÇÃO JOSUÉ MONTELLO – ENDEREÇO: Travessa Silva Jardim, 42, Centro (Em frente ao Serviço de Urologia do HUUFMA, antigo laboratório)

    Telefone para contato sobre a campanha: (98) 9 8882-8466.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Deu no D.O

    • A coluna Deu no D.O. está no ar com os generosos contratos dos nossos divinos gestores públicos. Dos caixões (R$ 214 mil) de Itapecuru-Mirim ao material de limpeza de Coroatá (R$ 2 milhões), ainda figuram Viana, Matões, Porto Rico e São José de Ribamar. 
  • Fale com o Garrone

    (98) 99116-8479 raimundogarrone@uol.com.br
  • Rádio Timbira

    Rádio Timbira Ao Vivo