Sociedade Brasileira de Queimaduras atesta excelência no atendimento da nova UTQ/HI
O reconhecimento da Sociedade Brasileira de Queimaduras e da Associação Maranhense de Apoio a Sobreviventes de Queimaduras dimensionam o que representa a Unidade de Tratamentos de Queimados do Hospital da Ilha para saúde pública do Maranhão.
A UTQ/HI, segundo Antonio Moreira (UBQ/MA) e Andrea Barbosa (Amasq) é a primeira do Nordeste que reúne uma equipe multiprofissional e equipamentos de última geração que permitem cuidar do paciente do início até o fim do tratamento.
“Devidamente estruturada e com uma equipe multiprofissional preparada para receber, acolher e auxiliar as vítimas de queimaduras, a UTQ/HI é uma conquista do povo do Maranhão”, diz Moreira.
“Agora temos a oportunidade de oferecer qualidade de vida a esses sobreviventes”, completa Andrea Barbosa.
Os principais diferenciais da UTQ do Maranhão frente a de outras na Região Nordeste são a disponibilidade de uma Câmara Hiperbárica exclusiva, que acelera a cicatrização e evita infecções e atrofias musculares; e de salas de Cinesioterapia, útil no processo de recuperação motora com oferta de exercícios terapêuticos; e de Balneoterapia, espaço de banho e trocas de curativos.
A estimativa é que a estrutura atenda de sete a oito pacientes por dia de tratamento, o equivalente a capacidade de 240 pacientes assistidos por mês.
A UTQ vai funcionar, neste primeiro momento, com 19 leitos; seis pediátricos e 13 adultos. Dentre eles, dois de estabilização.
A unidade funcionará 24 horas por dia, como retaguarda para pacientes oriundos dos serviços de emergência, direcionados por meio da Central de Regulação de Leitos, conforme aponta o protocolo de acesso estabelecido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).
“A cada novo serviço entregue estamos escrevendo novas histórias no SUS do nosso estado. Estamos realizando uma verdadeira transformação da política pública de saúde, tudo graças aos investimentos realizados pelo Governo do Maranhão”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.