Shopping dos camelôs: cai mais uma farsa montada contra Léo Coutinho em Caxias
O prefeito de Caxias, Léo Coutinho, foi vítima de uma armação falaciosa divulgada nas redes sociais por um blog, que se diz “de Verdade”, acusando-o de receber R$ 1,5 milhão do governo federal e não construir e aparelhar um Shopping Popular, a que o recurso se destinava, de acordo com uma emenda do senador Roberto Rocha (PSB), que não foi liberada pelo Palácio do Planalto.
Utilizam ofícios do gabinete do senador em Brasília comunicando ao prefeito sobre a verba e um Espelho de Emenda de Apropriação de Despesa emitido pelo Congresso Nacional para ludibriar a população de Caxias, fazendo-a crer que Léo Coutinho recebeu e teria desviado os recursos para a construção do shopping dos camelôs.
De tão grosseira, a mentira é desmontada pelos próprios documentos que utilizam para “provar” a denúncia.
Enquanto nenhum dos dois ofícios encaminhados por Roberto Rocha diz que a emenda teria sido liberada, o próprio Espelho traz a observação de que ele “é apenas para conferência na fase de elaboração e não tem valor como comprovante de entrega”.
Por outro lado e para repor a verdade, que faltou ao blog que assim se diz, o site 45 Graus divulgou documento extraído do Portal do Orçamento do Senado comprovando que os recursos da emenda do senador maranhense não caíram nos cofres do município.
Embora a mentira tenha pernas curtas, alguns blogs de São Luís aliados do atraso, repercutiram a falsa denúncia.
Todos correm o risco de levar pesadas multas do Ministério Público Federal por propaganda negativa e mentirosa para atingir um candidato a prefeito, além de responder por calúnia e difamação, caso Léo Coutinho resolva denunciá-los.
Veja os documentos