Rafael Leitoa: fake news sobre preço de combustível é “cortina de fumaça” para proteger Bolsonaro
O deputado estadual Rafael Leitoa (PDT) usou hoje a tribuna da Assembleia Legislativa para combater as fake news sobre o aumento do preço dos combustíveis. As informações falsas que circulam são como “uma cortina de fumaça” para impedir que o problema seja de fato resolvido pelo governo Bolsonaro.
Ele lembrou que uma série de fake news tem procurado culpar os governadores pela alta do preço. Mas, na verdade, trata-se de consequência da política de preços da Petrobras, adotada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
O parlamentar citou a carta divulgada nesta semana por 20 governadores deixando claro que nos últimos 12 meses, o preço da gasolina registrou um aumento superior a 40%, embora nenhum Estado tenha aumentado o ICMS incidente sobre os combustíveis ao longo desse período.
Ou seja, isso prova que se trata de um problema nacional e não somente de um Estado.
Leitoa destacou que a carta foi assinada por governadores de diversos partidos. “É uma carta plural, não é algo que se destine apenas a um setor específico da política nacional, mas uma carta de quem está tratando o tema com seriedade, até porque não apenas os combustíveis aumentaram nesse período, mas todos os produtos indexados ao dólar”, afirmou o deputado.
“Nós vivemos aí essa situação cambial que o Governo não dá a atenção devida para os problemas reais. O tempo todo fazendo cortina de fumaça para poder justificar o injustificável, jogando para a plateia”, acrescentou.
E reforçou: “Espalhar fake news é crime e, acima de tudo, não resolve, de fato, o problema”