Presidida por Othelino, ParlaNordeste defenderá os trabalhadores rurais na Reforma da Previdência
O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), foi eleito, por unanimidade, presidente do ParlaNordeste para o ano de 2019. A eleição ocorreu na tarde desta sexta-feira (29), na Sala das Comissões do Palácio Manoel Beckman, em São Luís. O evento, em sua terceira edição, reuniu os presidentes das Assembleias Legislativas dos Estados da região Nordeste – Maranhão, Piauí, Ceará, Paraíba e Bahia.
Othelino Neto agradeceu aos seus pares pela eleição e disse que o ParlaNordeste é um fórum de fundamental importância, principalmente, pelo momento pelo qual passa o país. “Precisamos ficar vigilantes para que o Nordeste não tenha prejuízos e retrocessos naquilo que já está previsto na Constituição. Essa instância é de fundamental importância para que nós possamos falar para o Nordeste e para o Brasil”, enfatizou.
Disse, ainda, que o Nordeste, pela sua importância, merece ter mais atenção e mais investimentos para corrigir distorções e injustiças históricas. “Vamos acompanhar de perto junto às nossas bancadas federais, no Senado e na Câmara, o debate sobre as temáticas que discutimos no dia de hoje e em outras reuniões deste fórum, para que nossas posições, enquanto presidentes de Assembleias Legislativas, sejam consideradas”, salientou.
A pauta de discussão do 3º ParlaNordeste tratou do Consórcio de Governadores do Nordeste, Reforma da Previdência, Pacto Federativo e Fortalecimento dos Órgãos Regionais de Desenvolvimento. A posição do ParlaNordeste sobre esses temas foi externada por meio da Carta de São Luís, assinada pelos presidentes das Assembleias e divulgada durante entrevista coletiva de imprensa, no Salão Nobre da Assembleia.
Sobre a Reforma da Previdência, em tramitação na Câmara dos Deputados, os presidentes dos legislativos nordestino presentes ao encontro afirmaram entender a sua importância, mas se comprometeram atuar junto à bancada da região Nordeste no Congresso Nacional, bem como junto aos governadores, para que nenhum direito seja retirado dos nordestinos, especialmente os trabalhadores e trabalhadoras rurais e todos aqueles que utilizam os Benefícios de Prestação Continuada – BPC.
De antemão, os integrantes do ParlaNordeste, também fizeram questão de ressaltar que são totalmente contra a Previdência Social deixar de ser matéria constitucional.
Leia a Carta de São Luís