Logo
  • Henrique Matthiesen/Brasil 247: O último vôo clã dos marimbondos

    Sarney: a imortalidade não pertence as oligarquias e aos coronéis

    Um dos principais livros do ex-presidente é coronel do Maranhão José Sarney tem o titulo de “Marimbondos de fogo”, trata-se de uma coletânea de poemas, que compõe o seu acervo que contribuiu para ele há uma vaga na Academia Brasileira de letras, e sua “imortalidade”

    Conceito esse que em seu sentindo figurado é a perpetuação, e a conservação ininterrupta é a infinitude, e a negação cíclica da extinção é no caso do clã Sarney do poder.

    Oriundo da política do patrimonialismo e do clientelismo o clã Sarney foi uma das oligarquias mais poderosas da Republica, caracterizado por sua incoerência bradou contra o golpe de João Goulart e se tornou governo com o regime dos Generais pela UDN, seu pragmatismo e destino o levaram inclusive a Presidência da Republica sem obter nenhum voto popular.

    Seu domínio durou mais de 40 anos, teve como predicado ha hereditariedade, afinal o Maranhão tornou-se um patrimônio inegociável do clã dos Sarney, e os marimbondos voavam cada vez mais alto, e mais poderoso.

    O primeiro grande anti-histamínico contra o veneno dos marimbondos do clã Sarney foi Jackson Lago, medico trabalhista que ousou contestar o domínio é o poder imensurável do clã, que transformou o Maranhão num dos estados mais atrasados e miseráveis do Brasil e os Sarneys em uma das famílias mais ricas e poderosas.

    Jackson Lago ganhou as eleições de 2006, derrotando a filha do coronel, Roseana Sarney, com 51,82%%, mas a democracia nunca foram os conceitos mais apreciados dos oligarcas, que deram um golpe judicial contra o trabalhista, contanto inclusive com a omissão covarde de muitos setores da dita esquerda.

    Em meio os inúmeros escândalos e desgaste do clã Sarney, Flavio Dino do PCdoB repete o feito de Jackson Lago e ganha às eleições ao governo de 2014, começa ai o fim do vôo dos marimbondos.

    Com uma gestão social, é uma ampla frente progressista Flavio Dino começa o resgate Maranhense, escolas, hospitais, casas populares, cidadania são os anti-histamínicos, utilizados pelo governador.

    Mas, 2018 com sua faceta conservadora testariam o poder do clã contra as forcas progressistas.

    Numa demonstração irrefutável a filha do oligarca perde humilhantemente as eleições, Flavio Dino obtém 59,29% dos votos, o povo maranhense reafirma sua alforria da oligarquia.

    Na outra frente do poder oligarquia, que é a disputa do Senado o filho de uma professora e de um técnico agrícola, filho das lutas sociais e companheiro de Jackson Lago e da melhor cepa do trabalhismo Weverton Rocha obtém uma eleição consagradora com 1.997,443 votos derrota o outro filho do coronel.

    Na outra vaga ao Senado, Eliziane Gama, ganha também dos oligarcas.

    Finalmente o Maranhão derrota a política do atraso, do clientelismo em todas as suas frentes, o anti-histamínico iniciado por Jackson Lago, ganha mais uma vez

    Porquanto a imortalidade, não pertence as oligarquias e aos coronéis .

    2 comentários para “Henrique Matthiesen/Brasil 247: O último vôo clã dos marimbondos

    1. Emerson disse:

      MAGNÍFICO TEXTO — VERDADES DE ARREPIAR ——PARABÉNS—–MARANHÃO LIBERTO —- MARANHÃO MERECE —- O POVO DO MARANHÃO MERECE ==== o ideal seria –seria—- ( verbo no condicional–pois estamos no MARANHÃO-BRASIL) seria …………… vê-los na prisão pelos BILHÕES ROUBADOS em 50 anos de IMPÉRIO——mas , mas, mas……somos bons cristãos …..VAMOS AGUARDAR A JUSTIÇA DE DEUS—-A MOENDA DE DEUS QUE NÃO ACEITA ==IMPUNIDADES==== vamos aguardar —— demora mas CHEGA —–veja o exemplo do ….deputado paulo maluf…..a moenda de DEUS chegou para o acerto …..no final sai um BAGAÇO —- É A JUSTIÇA DE DEUS fazer o que ?????????

    2. Antonio Carlos, Carlos disse:

      Deus deu longa vida para Sarney, para ele saber o que é amargura, de ser um caudilho do atraso e do clientelismo, com a derrota nas urnas. Mas, ele ainda vai sofrer o revés de que propocionou aos seus adversários.
      Sarney ainda tem que pagar pelos seus crimes, que são muitos. Sarney não pode continuar desafiando a justiça e ficar porísso mesmo, Sarney obstrue a justiça, debocha dela, faz parte de quadrilha e nada acontece com ele, que mistério é esse?. “Ate quando Sarney abusarás da nossa paciência”.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Deu no D.O

    • A coluna Deu no D.O. está no ar com os generosos contratos dos nossos divinos gestores públicos. Dos caixões (R$ 214 mil) de Itapecuru-Mirim ao material de limpeza de Coroatá (R$ 2 milhões), ainda figuram Viana, Matões, Porto Rico e São José de Ribamar. 
  • Fale com o Garrone

    (98) 99116-8479 raimundogarrone@uol.com.br
  • Rádio Timbira

    Rádio Timbira Ao Vivo