Governo promove ação de combate à violência contra as mulheres na Feirinha São Luís
Encerrando a programação de ações dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, o Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Mulher (SEMU) estará, neste domingo (11), na Feirinha São Luís, realizando ação educativa com distribuição de materiais informativos, como panfletos, enfocando na prevenção e denúncia de crimes de contra a mulher e de leis que os punam, além de canais de amparo à vítima. O momento contará com apresentação cultural, panfletagem e exposição da temática pela Secretaria de Estado.
Sobre a campanha
No Brasil, a cada 10 minutos o corpo de uma mulher ou de uma menina é violado e a cada sete horas ocorre um feminicídio, segundo dados divulgados neste ano pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Atento a estes dados alarmantes e buscando conscientizar toda a sociedade maranhense para o combate a violência contra as mulheres, o Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Mulher (SEMU), lança a campanha “Viver sem violência é direito de todas as mulheres”.
SAIBA MAIS
Fim da Violência contra Mulheres: Legado das irmãs Mirabal
o assassinato das irmãs Mirabal que deu origem à data
A iniciativa é uma parceria do poder público com a sociedade civil organizada e faz alusão aos 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres. Entre as atividades previstas na programação, estão a distribuição de materiais informativos, palestras, rodas de conversas e atos de conscientização, com foco na prevenção e denúncia de crimes relacionados ao gênero, além da divulgação dos canais de amparo e os mecanismos de proteção às vítimas.
Desse modo, a campanha vincula a denúncia e a luta pela não violência contra as mulheres à defesa dos direitos humanos. Hoje, cerca de 160 países desenvolvem esta campanha, conclamando a sociedade e seus governos a tomarem atitude frente à violação dos direitos humanos das mulheres.
Em qualquer caso de violência, a vítima pode ligar para:
• Polícia Militar / Fone: 190
• Delegacia Especial da Mulher / Fone: (98) 99187-6622
• Casa da Mulher Brasileira (Região Metropolitana) / Fone: (98) 98425-8469
• Central de Atendimento à Mulher / Fone: 180
• Casa da Mulher Maranhense (Região Tocantina) / Fones: (98) 98801-3621 e (99) 8405-6193