O governador Flávio Dino reuniu há pouco no Palácio dos Leões com os secretários Jefferson Portela (Segurança), Murilo Andrade (Administração Penitenciária) e o comandante da Polícia Militar, coronel Pereira, para determinar medidas para garantir a paz em São Luís.
A atitude imediata do governador ocorreu após ataques de facções criminosas a ônibus de transporte coletivo em vários pontos da região metropolitana. Dino determinou reforço do efetivo policial com a convocação de todos os policiais, inclusive aqueles que estavam de folga, para assegurar tranquilidade à população.
Após a reunião com a cúpula da segurança, o governo do Estado divulgou nota oficial. Leia a íntegra abaixo:
GOVERNO DO MARANHÃO
Nota Oficial
Os episódios de incêndios criminosos a ônibus estavam há mais de 17 meses sem ocorrer. Neste período, foi feita a opção clara de enfrentar as facções criminosas, resultando em sucessivas apreensões de grande quantidade de armas e drogas. Além disso, o Estado recuperou sua autoridade sobre o sistema penitenciário.
Tais medidas geram reações de vários tipos, entre os quais eventos como os de ontem.
Informamos que os bandidos que determinaram e executaram tais ações já foram localizados e sofrerão as penas previstas em lei.
Além disso, tranquilizamos a todos em face de grande mobilização das forças de segurança realizada desde ontem e que continuará hoje, inclusive no período noturno.
Alertamos que uma das técnicas dos bandidos envolve a disseminação de pânico por mensagens falsas via WhatsApp, exatamente para tentar mostrar força diante da firme ação do Estado.
Pedimos que as pessoas de bem não espalhem tais mensagens, baseando-se apenas nas informações e orientações emanadas das autoridades policiais.
O Governo do Estado tem investido muito no fortalecimento das nossas Polícias, com mais policiais, armas e viaturas. Esse processo é contínuo e progressivamente vai resultar no fim dessas ações de grupos de crime organizado que, infelizmente, atuam há muitos anos no Maranhão.
A força da lei, das pessoas de bem e da Polícia vai vencer.
Tudo bem, nada contra, muito pelo contrário. Agora, o que a sociedade tem que convir
também, é a obsessão dessas facções pela queima dessas “latas velhas”. O que o faz agir assim, dessa maneira?, Tem outras coisa que poderia ser vítima dessas ações?, Pq só os
ônibus?,. Será que é uma vingança pela ações dos Empresário gananciosos, relaxados, que só pensam neles, usufruindo de altos lucro, e desviando para outros fins, deixando os
coletivos só o bagaço, um verdadeiro lixo, podre, sujo e fedorento, deixando a população revoltada e indignada com os empresários e as autoridades que não fazem nada a favor do povo. Deixando os empresários livres, leve e solto para massacrar a população. As facções tem parentes que anda em ônibus e ver todos os dias essa palhaçadas desses empresários.
As autoridade são omissa, por permitir que os empresários, que financia os político, faça muito pouco pela população. O grau de revolta é tão grande da população, que apela as facções para punir os empresários, gananciosos, sonegadores de imposto e safados, pra eles criarem vergonha na cara e prestar um bom serviço a comunidade.
Tenho certeza que, se tivéssemos uma frota de ônibus novos, duvido que as facções iam queimar os ônibus, duvido!, o que serve para a população e não os prejudica, como eles fazem muito bem uso dos coletivos, os mesmo não seria sacrificados. Queimar onibus velho, essas sucata ambulante é um bem que fazem a população. E podem queimar muito mais, desde que, ninguém saia feridos. Até sugiro que as facções ataque é as garagens, ai sim, os empresários safados criem vergonha e põe ônibus novo na praça.