Depois de revelar que já foram bloqueados mais de R$ 70 milhões dos recursos que financiavam o garimpo ilegal na Amazônia, o ministro da Justiça Flávio Dino disse que nada foi feito antes porque havia cumplicidade de um pequeno segmento da política brasileira que representa práticas criminosas.
“Nós temos hoje mais de R$ 70 milhões bloqueados de recursos que financiavam o garimpo ilegal; e por que é que não foi feito antes; porque havia cumplicidade, porque havia convivência, porque infelizmente há um pequeno segmento da política brasileira que representa práticas criminosas e nós estamos corrigindo isso”, avisa.
Segundo o ministro combater o garimpo ilegal, não é combater os garimpeiros, é sobretudo combater a ausência de lei, combater quem financia e quem lava o dinheiro e nunca botou os pés em Roraima.
A estratégia de enfrentamento à criminalidade na Amazônia com foco em quem financia e lucra com o ouro ilegal foi uma das ações citadas pelo ministro no discurso de lançamento do Pronasci – Programa de Segurança Pública com Cidadania, na tarde desta quarta-feira em Brasília.
Confira: