Expresso Natalino leva público à Vila Encantada a bordo de uma viagem cultural e histórica
A Vila Encantada, montada neste Natal na Avenida Pedro II e Praça Benedito Leite, no Centro Histórico de São Luís ficou mais completo com a presença do Expresso Natalino, uma jardineira que realizou sua primeira viagem, no início da noite do último domingo (2).
No passeio, os passageiros vivenciam as atrações da Viva Encantada e apreciaram as narrativas temáticas históricas e culturais da cidade de São Luís. As informações são contadas por guias culturais e atores que realizam intervenções ao longo do trajeto, interligando a Praia Grande à Praça Dom Pedro II.
A Vila Encantada, com seus atrativos e passeios, é uma realização do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur), em parceria com a Prefeitura de São Luís e apoio cultural da Companhia Energética do Maranhão (Cemar).
A bordo da primeira viagem do Expresso Natalino, o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Diego Galdino, disse que o esse passeio chega para complementar a festa oferecida na Vila Natalina. “A jardineira proporciona mais acessibilidade e cultura para o nosso povo. O nosso Natal é uma programação com muita segurança e muita diversidade cultural. É um evento para toda a família. As pessoas podem conhecer o nosso Centro Histórico e ainda sentir esse clima natalino, expressado por meio dos personagens aqui presentes ”.
O Expresso Natalino é uma atividade que contribui com a mobilidade das pessoas que pretendem ir à Vila Encantada, já que os acessos via veículo à Praça Dom Pedro II estão interditados. “Elaboramos um passeio onde as pessoas podem ter tranquilidade no deslocamento para a Vila, passando pela Praia Grande, ponto do maior acervo arquitetônico que temos”, ressaltou Diego Galdino.
Na estação, a pessoa interessada deve se inscrever para ter acesso e identificação, por meio de uma pulseira. Depois, é aguardar o deslocamento do Expresso Natalino. Apesar de ser liberado para qualquer pessoa que deseje embarcar nessa viagem, a vaga no veículo é de prioridade para idosos, crianças e pessoas com dificuldade de locomoção. Para retornar para a Praia Grande, vans estarão disponíveis para as pessoas que estiverem com a pulseira de identificação para a viagem.
Com a capacidade de transportar 45 pessoas por viagens, o Expresso Natalino realiza viagens com duração de 20 a 30 minutos, passando pela Praça Nauro Machado, Canto da Cultura, Casa do Maranhão, até chegar à Vila Encantada, onde cada grupo desembarca.
A ideia do passeio cultural é levar ao público a história da arquitetura, dos casarões antigos, por meio das inserções realizadas durante o trajeto por artistas que estão em pontos específicos nas estações. “É fantástica a sensação dentro do Expresso Natalino. A viagem remete a um passeio cultural dentro do nosso Centro Histórico. Gera também a expectativa de entrar na Vila Encantada e tudo que tem esperando as pessoas para festejar o nosso Natal. Só participando para saber. São Luís marca uma era. Todo mundo muito surpreso com essa maravilha”, avalia a secretária adjunta de Estado de Cultura e Turismo, Vanessa Leite.
Estação
A auxiliar administrativa, Liana Vieira Jansen e seus três filhos aguardavam a hora do embarque com muita empolgação. Para ela, a viagem contribuirá com o conhecimento histórico de toda família. “A minha expectativa sobre o passeio é que ele chega para acrescentar um pouco mais da nossa cultura. Como temos uma linhagem longa de Ana Jansen, precisamos conhecer um pouco mais sobre a nossa própria história. É uma atração importante para os maranhenses e turistas”, comenta.
Para o aposentado, Wagner Baldez, o Expresso Natalino demonstram a sensibilidade da atual gestão pública estadual com a cultura, o turismo e, principalmente, com o maranhense e turistas. “Isso nunca havia acontecido em São Luís. Pela primeira vez, a gestão pública tem uma iniciativa deste mote. Essa jardineira faz parte da cultura maranhense. Eu vejo isso com muita sensibilidade e carinho dos nossos gestores. São novidades importantes para que a nossa cidade e cultura se mantenha viva”, relata.
O policial militar Jefferson Sá embarcou na viagem com a esposa e seus dois filhos, de 3 e 6 anos. “A ideia é mostrar para os meus filhos um pouco mais da cultura local, misturado com os personagens que contribuem para ressaltar o espírito natalino. Isso tudo é muito legal, porque a gente que mora aqui, muitas vezes nem atenta para a riqueza que é nossa cultura”, afirmou.
O trabalho de segurança inclui policiais circulando na área e placas de sinalizações para que as pessoas possam identificar onde estão as atrações da Vila Encantada.