Quarenta e quatro candidatos no Maranhão vão disputar as eleições deste domingo sub judice. Eles foram considerados inelegíveis com base na Lei da Ficha Limpa e se apegam em recursos na Justiça Eleitoral para disputar o pleito, embora corram o risco de ganhar, mas não levar.
Ou seja: o eleitor vota, mas a decisão será do Tribunal Superior Eleitoral, sob o comando do ministro Gilmar Mendes.
Desses, 33 são candidatos a vereador, 7 a prefeito e 4 a vice-prefeito. O município de São Vicente Ferrer é o que apresenta o maior número de postulantes dependentes de uma decisão favorável da Justiça Eleitoral.
Os candidatos a vereador, Manoel Alves dos Santos (PC do B), o Santinho Alves, Raimundo Nonato Marques Costa (PP), o Nonato de Vidal, e José Raimundo Araujo Correa (PTB), o Zeca Meloca, foram considerados ficha suja.
Pelas prestações de contas apresentadas, o Zeca Meloca, pelo visto desistiu da candidatura ou fez campanha sem declarar nenhum tostão.
Outros candidatos que estão na lista também podem ter desistido, como é o caso do Júlio Cesar de Sousa Matos, que pretendia disputar a prefeitura de São José de Ribamar.
O levantamento foi feito pelo site congressoemfoco.uol.com.br na última segunda-feira, dia 26, nos registros do TSE, onde eles aparecem com a candidatura indeferida, mas com recurso.
O número de candidatos sub judice pode ter aumentado depois das duas últimas sessões, dias 27 e 30 de setembro, promovidas pelo TRE-MA.
No Brasil 1.658 candidatos foram barrados pela Lei da Ficha Limpa.
Veja a lista dos Fichas Sujas