Assoviado nas ruas e bairros de São Luís, Reggae perde Toots Hibbert, um artista fundamental. Por Ademar Danilo
O jamaicano Toots Hibbert morreu.
As músicas dele são assoviadas e dançadas pelos bairros de São Luís. Pessoas de todas as idades que gostam de reggae conhecem e identificam perfeitamente 5 a 10 de suas músicas. Ele é parte da cena reggae no Maranhão desde o início.
Sua música era politizada, consciente. Cantava a revolução, os Direitos Humanos, a luta contra o racismo, o encarceramento injusto… “Careless Ethiopians”, “Revolution”, “54-46 Was My Number”, “Take Me Home Country Roads” e “Revival Time” são alguns de seus maiores sucessos por aqui.
O coronavírus encerrou uma das mais longevas carreiras musicais da história do reggae. Quase 60 anos em atividade. Foi ele quem deu nome àquele ritmo que se popularizava na Jamaica na segunda metade da década de 1960. Sua canção “Do The Reggay”(1968) foi o marco inicial da popularização do ritmo.
Se apresentava em grupo: The Maytals era o nome. Posteriormente virou “Toots and The Maytals” e enfim, a carreira solo, “Toots”. Foi premiado com um Grammy.
Há menos de um mês lançou disco novo: “Got To Be Tough”. A Jamaica Brasileira já se preparava para assoviar e dançar suas músicas novas…