Aliança com bolsonarismo afunda o PSDB no Maranhão
Em todo o país, a grande maioria dos candidatos a prefeito e vereador apoiados pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) acabou derrotada nas eleições municipais 2020. No Maranhão a aliança com o bolsonarismo rendeu péssimos resultados para o PSDB.
Por força do senador Roberto Rocha, o tucanato maranhense vem sendo estimulado a seguir o direitismo extremo ao modo bolsonarista, mas a estratégia não deu certo.
Só para se ter uma ideia, ate o último domingo, 15, o PSDB contava com 29 prefeitos em cidades maranhenses, mas agora só conseguiu eleger quatro novos prefeitos, o que corresponde a uma redução de 86%.
Queda também no número de vereadores. Antes das eleições municipais 2020, o PSDB no Maranhão tinha 164 vereadores espalhados pelo Maranhão, agora só 96 se elegeram ou reelegeram, uma queda de 59%.
Na capital o fracasso foi ainda maior. A sigla não conseguiu emplacar nenhum nome para Câmara Municipal de São Luís.
Braide e o bolsonarismo
Na capital agora vai restar a Roberto Rocha torcer pela vitória de Eduardo Braide (Pode), um dos únicos candidatos bolsonaristas a chegar ao segundo turno.
Pesa contra o bolsonarista Braide o expediente do Ministério Público Federal, que em documento sigiloso classifica Eduardo Braide como “investigado” em caso de desvio de recursos públicos quando ele era deputado estadual.
Braide até conseguiu, via manobra judicial, censurar temporariamente o jornal Folha de S. Paulo, que divulgou o documento comprometedor. Mas com a publicação de novos documentos apresentados pelo MPF, a juíza eleitoral que vetou publicações sobre o caso voltou atrás e derrubou a censura contra a Folha.
Aliás, revela a fake news da fake news.
Braide e sua turma montaram uma fake news para acusar de fake news um fato comprovadamente verdadeiro!