Blog do Garrone

Serenata Histórica celebra 404 anos de SL

Serenata Histórica: um modo criativo de conhecer São Luís nos seus 404 anos

Serenata Histórica: um modo criativo de conhecer São Luís nos seus 404 anos

Para presentear a cidade de São Luís no dia do seu aniversário, um grupo de atores e músicos percorrerão as ruas do Centro em uma edição especial da Serenata Histórica, que ocorre nesta quinta-feira (8), com saída às 19h da Praça Bendito Leite. A iniciativa contempla um roteiro turístico diferenciado no Centro Histórico de São Luís, integrando a produção musical maranhense e intervenções artísticas a partir de itinerários temáticos.

Por meio da Serenata é possível entender um pouco da cidade que tem fundação francesa, colonização portuguesa e uma cultura que mescla ainda os povos indígenas e africanos, que contribuíram com a formação do povo.

O evento integra um pacote de ações de cunho cultural e turístico da Secretaria Municipal de Turismo (Setur) que visa despertar nos moradores da cidade o sentimento de pertencimento ao mesmo tempo em que divulga as riquezas e a apresenta para os turistas.

Segundo dados da secretaria, nos últimos três anos, o projeto Serenata Histórica já atraiu mais de 10 mil expectadores entre turistas e comunidade local. O roteiro, que já é conhecido na capital tem agradado ao público e atraído cada vez mais pessoas a cada realização.

“A proposta é mostrar a importância de preservar esse patrimônio que é nosso. Para tanto, além da Serenata histórica, projetos como Turismo Educativo, Férias Culturais, Tambores de São Luís e outros roteiros que mostram a diversidade da cidade Patrimônio da Humanidade foram postos em prática com esta finalidade”, comenta a titular da Setur, Socorro Araújo.

REGGAE

Na noite desta terça-feira (6), o Roteiro do Reggae, preparado para comemorar o Dia Municipal do Regueiro (5 de setembro), instituído pela Lei Municipal 4.102, de 2002, encheu de som e ritmo as ladeiras centenárias da velha São Luís quando um grupo formado por DJs, dançarinos e admiradores do movimento Reggae percorrem algumas ruas ao som do ritmo jamaicano.

O carioca Nelson Sousa comentou que o reggae foi uma das experiências mais legais em São Luís. “A maneira como o reggae acontece, as músicas, a estrutura, a energia, a dança agarradinha. É sensacional”, diz ele.

Quem, também, se apaixonou pelo ritmo foi o paulista Paulo Júnior. “É algo contagiante. Eu sabia que São Luís era conhecida como a Jamaica Brasileira, mas é diferente aqui. E esse juntinho é sensual, é gostoso. Palmas para os maranhenses”,  comenta.

Com sete edições, já foram cerca de mil admiradores e turistas, que se encantaram e dançaram o ritmo jamaicano com o gingado maranhense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *