Blog do Garrone

São Luís: melhores escolas, melhor aprendizado

Unidade Escolar Marcosine Bertol

Unidade Escolar Marcosine Bertol

17204_ueb_pedro_marcosini_bertol_140716_fotobaeta5

Reforma na EUE Santa Clara Infantil

Reforma na EUE Santa Clara Infantil

A qualidade da educação em uma cidade passa, necessariamente, por três fatores: a valorização do professor, com salários dignos e a garantia dos direitos previstos em lei; a formação adequada dos educadores, com formação e atualização profissional permanente; e a infraestrutura do ambiente escolar. A gestão Edivaldo Holanda Júnior tem investido em todas essas três frentes.

Segundo dados apresentados pela Prefeitura de São Luís, desde 2013, já foram implantados mais de 8 mil direitos para os professores da rede municipal de ensino, entre progressões salariais, gratificações e titulações – pedidos protocolados há anos pelos professores, em gestões anteriores, mas que nunca haviam sido atendidos. Os professores também tiveram reajuste salarial de 39,08% no acumulado desde 2013, percentual superior ao da inflação.

Os professores também têm acesso a oportunidades de aprimoramento profissional, com formações na área de Educação Especial e voltadas para o aumento do Índice de Educação Básica (Ideb), por exemplo. Por meio de um convênio com a Uema, foram garantidas 25 vagas de graduação para professores que ainda não tinham essa formação, e mais 80 vagas de pós-graduação.

A recuperação estrutural das unidades de ensino também tem avançado – este, talvez, um dos maiores desafios enfrentados por Edivaldo ao longo de sua administração. Edivaldo recebeu da gestão anterior prédios escolares completamente sucateados. O cenário, antes adverso, mostra sinais de recuperação, graças a um conjunto de obras de restauração de prédios escolares que avança por toda a cidade.

As melhorias nas escolas avançam e prédios como os das Unidades de Educação Básica (U.E.B.) Santa Clara – Infantil (Vila Riod), Jairo Rodrigues (Cidade Olímpica), João de Souza Guimarães (Divinéia), Pedro Marcosini Bertol (Jaracati) se transformaram em ambientes mais adequados ao aprendizado. Mesmo em um cenário problemático, com cortes de recursos em nível nacional que não pouparam nem mesmo a educação, a gestão Edivaldo vem conseguindo avanços importantes neste setor, graças ao planejamento e à aplicação responsável dos recursos disponíveis.

  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *