Blog do Garrone

Prefeitura retira nome de Sarney de viaduto em Ribeirão Preto

Após pedido de prisão, prefeita de Ribeirão Preto foi pressionada a retirar homenagem ao ex-presidente Sarney

Após pedido de prisão, prefeita de Ribeirão Preto foi pressionada a retirar homenagem ao ex-presidente Sarney

MARCELO TOLEDO/FOLHA DE SÃO PAULO

O ex-presidente José Sarney deixará de ter seu nome homenageado no primeiro viaduto construído em Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo).

A prefeita da cidade, Dárcy Vera (PSD), publicou decreto na edição do “Diário Oficial do Município” desta sexta-feira (17) oficializando a alteração do nome do viaduto, inaugurado em 1986, quando Sarney era presidente da República.

A retirada do nome do ex-presidente do viaduto, que interliga as avenidas Meira Júnior e Independência, já tinha sido aprovada pela Câmara em 2009, mas não tinha sido sancionada pela prefeita.

Dárcy e seu secretariado passaram a ser cobrados da mudança de nome após o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ter enviado na última semana ao STF (Supremo Tribunal Federal) pedido de prisão do ex-presidente, do presidente do Senado, Renan Calheiros, e do senador Romero Jucá, todos peemedebistas.

Há dois anos, um protesto já havia rebatizado o viaduto.

À época da aprovação, a Câmara usou como argumento para a alteração denúncias envolvendo o peemedebista, então presidente do Senado, como a nomeação de assessores por meio de atos secretos.

Com a decisão, o viaduto passará a se chamar Jandyra de Camargo Moquenco, ex-diretora do jornal “A Cidade”, que morreu em 2009. A troca do nome no viaduto deve ser feita na próxima semana.

João Gilberto Sampaio, prefeito da cidade entre 1983 e 1988 e responsável pelo batismo, disse quando a Câmara aprovou a alteração que “talvez fizesse o mesmo”. “Naquela época [anos 80], o Sarney estava no auge e ia relativamente bem”, disse à Folha à época.

Um comentário sobre “Prefeitura retira nome de Sarney de viaduto em Ribeirão Preto

  1. MACABEU

    Vai ser assim em todo o Brasil, ninguém em sã consciência vai queres um nome sujo, enlameado, como o de Sarney, Esse nome ignominioso, que desmoraliza a nação brasileira.
    Sarney é um dos políticos que mais pratica tráfico de influência, desestabiliza as isntituições neste Pais, levando e abalando sua credibilidade. Sarney é uma nódoa, que não se tira da sociedade com facilidade. Nem adiante prender esse traste, ele mesmo se prendeu, esse infeliz não sai as ruas não anda sozinho, está preso por questões morais, Sarney avacalhou ele mesmo, não tem moral pra ninguém.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *