Blog do Garrone

Prefeitura monta estrutura para garantir festa de carnaval

Campanha educativa da Prefeitura de São Luís durante carnaval

Para garantir mais segurança e alegria aos foliões da capital e aos turistas durante as festas carnavalescas, a Prefeitura de São Luís montou um esquema de trabalho envolvendo diversas áreas da administração municipal, que vão atuar em parceria com o Governo do Estado no “Carnaval de Todos”.
Entre as equipes envolvidas no trabalho estão as da Saúde (Semus), Segurança com Cidadania (Semusc), Urbanismo e Habitação (Semurh), Obras e Serviços Públicos (Semosp) e Trânsito e Transporte (SMTT), além da Cultura (Secult).
O secretário municipal de cultura, Marlon Botão, reiterou o compromisso do prefeito Edivaldo com a valorização da cultura popular. Ele reforçou também que a cidade contará com uma grande programação em parceria com o Governo do Estado. “A programação foi montada a partir de diálogo com os grupos que participam do Carnaval de Passarela para garantir mais uma bonita festa para a cidade, mesmo com a crise que afeta os municípios brasileiros. Realizaremos um Carnaval alegre e diversificado, em parceria novamente com o Governo do Estado”, relembrou.
A partir de sexta-feira (24), 250 agentes de limpeza estarão concentrados na manutenção dos corredores da folia. No disciplinamento do trânsito, a SMTT vai dispor de várias equipes, motos e viaturas, com um total de 260 agentes e a Blitz Urbana estará com 100 homens atuando nos locais da folia. Na área da saúde haverá distribuição de preservativos.
A Semosp organizou um cronograma especial para a manutenção da limpeza pública durante os dias de festa. Os trabalhos tiveram início ainda na semana passada, com a execução dos serviços de capina, varrição, coleta e pintura de meio-fio. As ações contemplam ainda a instalação e substituição de luminárias, limpeza mecanizada e lavagem do circuito com carros-pipa na Avenida do Anel Viário e em vias da Madre Deus, Largo do Caroçudo, nas praças Nauro Machado e Deodoro, na Lagoa da Jansen e no Espigão da Ponta da Areia.

SAÚDE
A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) também traçou estratégias de ação para o Carnaval 2017. A estratégia é aproveitar o período festivo para conscientizar acerca da prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s). Com o tema “Não importa sua fantasia, use camisinha”, ações de prevenção e conscientização sobre DST/AIDS e Hepatites Virais, que iniciaram desde o pré-carnaval, continuarão durante todo o período carnavalesco.
A campanha tem como público-alvo jovens em suas diversidades, na faixa etária entre 15 a 24 anos e sexualmente ativos, conscientizado para o uso de preservativos e estimulando a procura pela testagem e, nos casos necessários, pelo tratamento. Durante o período pré-carnavalesco, foram desenvolvidas ações de promoção e prevenção nos Circuitos Reviver / Madre Deus, Terminais de Integração, Porto do Itaqui (Porto da Espera) e nas unidades de básicas de saúde.
A partir desta sexta-feira (24), as ações irão acontecer na Passarela do Samba, com a entrega de preservativos, materiais educativo-informativos, aconselhamentos e realização de teste rápido de HIV, Sífilis. Hepatites B e C.

SAMU
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também reforçará sua estrutura para atendimento das emergências durante o período carnavalesco com ambulância de suporte avançado com equipe médica, na Passarela do Samba; ambulância de suporte básico, composta por socorristas, no Circuito Madre Deus, nas proximidades do Largo do Caroçudo e no Circuito Deodoro – Praia Grande.
Além dessas ambulâncias, continuarão em pleno funcionamento os serviços nas bases descentralizadas do Socorrinho, do Cohatrac; Unidade Mista do São Bernardo; região do Itaqui-Bacanga e Unidade de Urgência da Zona Rural, todas com ambulâncias de suporte básico de vida. A central do Samu, no Filipinho, contará com duas ambulâncias de suporte avançado, com equipe médica e duas motolâncias. A cobertura do Samu no Circuito de Carnaval iniciará às 18h e se estenderá até as 3h da manhã, dos dias 24 a 28 de fevereiro.

REDE DE URGÊNCIA
As unidades de urgência e emergência também terão atendimento intensificado durante todo o período do Carnaval, funcionando 24 horas, com estrutura de equipes profissionais reforçadas e estoques de insumos abastecidos.
A secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, diz que os atendimentos serão feitos de acordo com a complexidade dos casos. “Temos os Socorrões I e II que vão atender os casos mais graves, e as urgências menores serão direcionadas para as Unidades Mistas do Coroadinho, Bequimão, São Bernardo e Itaqui-Bacanga, os Socorrinhos do São Francisco e Cohatrac e o Posto de Saúde do Anil. Seguindo esse fluxo, será possível disponibilizar um atendimento ágil e eficiente à população, num período em que as demandas aumentam bastante”, afirma.

Um comentário sobre “Prefeitura monta estrutura para garantir festa de carnaval

  1. saulo

    A prefeitura está prestando um ótimo serviço, cercando de todos os lados possiveis para fazer do carnaval uma festa excelente em nossa São Luis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *