Blog do Garrone

Prefeitura de São Luís avança em indicadores da Plataforma dos Centros Urbanos do Unicef

Com as ações implementadas na gestão do prefeito Edivaldo, o município de São Luís termina o ano de 2016 com avanços em índices avaliados pela Plataforma dos Centros Urbanos (PCU) 2013/2016, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Os resultados conquistados pela Prefeitura de São Luís foram oficialmente apresentados durante a solenidade de encerramento da edição 2013-2016 da PCU: Construindo Cidades Melhores para Crianças e Adolescentes, realizada nesta quarta-feira (7) em Belém (PA).

A solenidade contou com a presença do representante do Unicef no Brasil, no Brasil, Gary Stahl, bem como com representantes dos municípios brasileiros que participaram desta edição da PCU. O prefeito Edivaldo foi representado na solenidade pela secretária municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), Andreia Lauande.

“A adesão do município de São Luís à Plataforma dos Centros Urbanos é mais uma manifestação do compromisso assumido por esta gestão com os direitos das crianças e adolescentes. Durante os últimos quatro anos, trabalhamos para dar melhores condições de vida às crianças e adolescentes da nossa cidade. O resultado desse trabalho está nos indicadores monitorados pela própria plataforma, que evidenciou uma melhoria efetiva de indicadores”, disse o prefeito Edivaldo.

No período de 2013 a 2016, a análise da PCU revela que o município de São Luís conseguiu reduzir a mortalidade neonatal e os homicídios entre adolescentes. Outra boa notícia é o aumento do número de mães que fazem o pré-natal completo, com sete ou mais consultas, e o número de crianças de 4 e 5 anos que frequentam a escola.

Segundo a articuladora municipal do PCU, a secretária municipal da Criança e do Adolescente e Assistência Social, Andréia Lauande, o compromisso do prefeito Edivaldo – articulado com o governo do Estado – coloca São Luís, além dos avanços obtidos, entre as oito capitais que aceitaram o desafio de aderir à Plataforma dos Centros Urbanos.

“Estes avanços também são fruto de uma articulação, coordenada pelo prefeito Edivaldo, que passa por todas as secretarias municipais que possibilitaram as mudanças dos indicadores. Não podemos esquecer a parceria com o Governo do Maranhão que, com uma parceria sólida e um trabalho articulado, fortalecer os avanços em todos estes indicadores sociais que comemoramos hoje”, disse Andréia Lauande.

SELO UNICEF

A secretária da Semcas reforçou, ainda, que no início da gestão do prefeito Edivaldo, não havia políticas públicas municipais com reconhecimento na área da garantia de direitos das crianças e adolescentes. “A cidade se encontrava na condição de anonimato, sem certificações. Hoje tem o reconhecimento como Prefeito Amigo da Criança, da Fundação Abrinq, e agora é também reconhecido pelo Unicef”, lembrou.

Para a representante do escritório do Unicef em São Luís, Eliana Almeida, o maior avanço da Prefeitura de São Luís foi assinar o compromisso, em 2013, o que abriu a possibilidade de traçar programas a partir de uma radiografia dos indicadores do município, a fim de realizar ações que impulsionaram melhorias nos indicadores.

“Olhando para estes indicadores, percebemos avanços em questões como a da gravidez e da violência letal contra os adolescentes, que são demonstrações que podemos enfrentar tais desafios em conjunto com a população. Parabenizo o prefeito Edivaldo pela conquista. Espero que possamos continuar avançando para transformar a cidade de São Luís em um melhor lugar para viver, principalmente as crianças e adolescentes”, completou.

A Plataforma dos Centros Urbanos é uma iniciativa do Unicef, das Prefeituras e dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) pela redução das desigualdades intramunicipais que afetam a vida de meninas e meninos. Participaram da edição 2013-2016 da PCU Para o trabalho com a PCU, a capital do Maranhão foi dividida em 30 territórios – cada um formado por dezenas de bairros e comunidades.

 

2 comentários sobre “Prefeitura de São Luís avança em indicadores da Plataforma dos Centros Urbanos do Unicef

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *