Blog do Garrone

PF de Sarney entra em ação

Com menos de uma semana da posse do novo diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segóvia, o oligarca José Sarney já usou sua influência para mobilizar operação da PF em São Luís.

De olho na eleição de 2018, um dos objetivos de Sarney com a ação da PF seria o de macular a imagem da gestão do comunista Flávio Dino (PCdoB), principal adversário da sua filha, a ex-governadora Roseana Sarney (PMDB), na corrida eleitoral do próximo ano.

A indicação de Segóvia na troca da chefia da PF é controversa. De acordo com a jornalista Andrea Sadi, do G1, Sarney teria feito lobby junto ao presidente Michel Temer (PMDB) para Segóvia assumir o comando da instituição.

Segóvia é aliado antigo do grupo Sarney. Ele foi superintendente da PF no Maranhão durante o governo Roseana. Com aliados no comando geral da PF, Sarney pode articular mudanças nos rumos das investigações da Lava Jato.

A “Operação Pegadores”, deflagrada na manhã desta quinta-feira (16), é na verdade um desdobramento da Operação Sermão ao Peixes, que apura supostas fraudes no sistema estadual de saúde iniciadas em 2012.

Ficou de fora desta etapa da operação, o secretário de Saúde da época que é cunhado de Roseana, Ricardo Murad (PRP). Murad foi citado pela PF como líder da quadrilha criminosa que teria desviado cerca de R$ 1,2 bilhão da saúde estadual.

A teoria da conspiração tomou corpo com a entrevista da superintendente da Polícia Federal no Maranhão, Cassandra Alves, à Tv Mirante, onde contrariando o próprio relatório da PF, que afirma que os pagamentos ilícitos “teriam cessado exatamente no mês de setembro de 2015, momento em que Carlos Lula assumiu o cargo de sub-secretário de Estado da Saúde”, ela insinua o envolvimento do atual secretário no esquema.

Havia muita “gente ciente do que estava fazendo, na certeza da impunidade, especialmente o secretário de saúde. Ele tinha conhecimento disso e infelizmente não soube tratar da melhor forma, não soube bloquear isso e as fraudes continuaram ocorrendo”, garantiu para a satisfação da sarneyzada que tenta por tudo que é maneira igualar na lama o governo Flávio ao de Roseana.

Outro trecho do relatório contradiz as suspeitas levadas ao ar pela superintendente. Em conversa telefônica a considerada operadora do esquema na Bem Viver, Karina Braga, orienta o médico Miguel Marconi Duailibe, a não procurar Carlos Lula para atestar suas notas, no lugar do assessor especial da SES, Mariano de Castro, que estava viajando,  para que o IDAC pudesse efetuar o pagamento à sua clínica H.M. Duailibe Gomes LTDA.

Cassandra Alves responde diretamente à Segóvia!

Modificado para acréscimos de informações e documentos às 22h40 ao texto original de autoria do jornalista Gilberto Lima.

6 comentários sobre “PF de Sarney entra em ação

  1. Eliane

    O cara entrou não estar nem.uma semana e já deu p entregar isso td esse é melhor que flhech uma investigação que vem a meses pelo amor de deus não seja tão cego assim

  2. Macabeu

    Com 3 anos de governo, a PF e o MPF com robustas provas de desvios de dinheiro por parte de empresas de fachada e gente ligada a agentes graduados do Governo, e Sarney e Roseana ainda são culpados de tudo, essa é demais e não cola!!!!????

  3. Lobo

    Há uma limite para a negação da realidade objetiva. Se não há problema de nenhuma espécie, não há com o que se preocupar – não é mesmo? Agora, se existem problemas, desvios, corrupção, favorecimentos ilícitos – bem, então a ação da PF é bem vida, pois está em busca do saneamento das práticas deletérias que o próprio Camarada FD, aliás, diz combater diuturnamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *