Logo
  • A SERVIÇO DO FUTURO

    O Diplomata da Amazônia Legal: A capacidade de diálogo de Flávio Dino como exemplo para 22

    O governador do Maranhão Flávio Dino: eleito por unanimidade presidente do consórcio da Amazônia Legal

    Depois de conversar com o governador Flávio Dino (PCdoB)sobre Amazônia, vacinas e a movimentação da esquerda para 22 – “três temas espinhosos para o governo federal” – a jornalista Andrea Jubé publicou matéria no jornal Valor Econômico com o título: O “diplomata” da Amazônia Legal.

    Jubé observa que há oito dias, Dino foi eleito por unanimidade presidente do consórcio da Amazônia Legal, bloco que os governadores da região (AM, AC, RO, RR, PA, MA, AP, TO e MT), ‘a maioria do espectro político de direita’.

    ‘Até o governador de Roraima, Antonio Denarium (sem partido), bolsonarista, votou nele’, ressalta.

    A jornalista diz que a articulação que levou o governador comunista ‘à presidência do bloco deveria ser exemplo para as imbricadas disputas da esquerda por espaço no tabuleiro eleitoral’.

    Sobre as eleições 22, Flávio Dino diz vai se desincompatibilizar para concorrer a uma vaga de senador, mas que estará “disponível” se uma união da esquerda quiser lhe atribuir outro papel.

    “Se o campo da esquerda sair com três, quatro, cinco candidaturas a presidente, será a crônica de uma morte anunciada, disso eu não participo. O resultado será um segundo turno entre o Bolsonaro e um candidato de centro-direita”.

    À frente do consórcio da Amazônia Legal, uma das metas mais ambiciosas de Flávio Dino, segundo o Valor, é ‘tentar destravar o Fundo Amazônia, paralisado há quase dois anos, por causa dos contenciosos do governo federal com Noruega e Alemanha, que suspenderam os repasses’.

    Um dos planos de Dino para reativar o fundo é elevar a pressão pública sobre o governo federal pela preservação do bioma e estabelecer pontes diretamente com os embaixadores desses dois países.

    O consórcio também vai intensificar o monitoramento e controle sobre desmatamentos e queimadas ilegais.

    Sobre a vacina contra a Covid-19, o Flávio avaliou que a disposição dos governadores é esperar até 15 de janeiro para que o Plano Nacional de vacinação decole.

    Leia a matéria completa Aqui

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Deu no D.O

    • A coluna Deu no D.O. está no ar com os generosos contratos dos nossos divinos gestores públicos. Dos caixões (R$ 214 mil) de Itapecuru-Mirim ao material de limpeza de Coroatá (R$ 2 milhões), ainda figuram Viana, Matões, Porto Rico e São José de Ribamar. 
  • Fale com o Garrone

    (98) 99116-8479 raimundogarrone@uol.com.br
  • Rádio Timbira

    Rádio Timbira Ao Vivo