Blog do Garrone

Ministério da Cultura confirma recursos para obras no Centro Histórico de São Luís

O ministro Marcelo Calero reunido com o secretário de Estado da Cultura do Maranhão, Diego Galdino de Araújo,e com  a presidente do Iphan, Kátia Bogéa ./Fotos: Acácio Pinheiro/MinC

O ministro Marcelo Calero reunido com o secretário de Estado da Cultura do Maranhão, Diego Galdino de Araújo,e com a presidente do Iphan, Kátia Bogéa ./Fotos: Acácio Pinheiro/MinC

Teve saldo positivo a reunião do secretário de Cultura e Turismo do Maranhão, Diego Galdino, com o ministro da Cultura, Marcelo Calero, e a presidenta do Iphan (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Kátia Bogéa nesta quinta-feira (11), em Brasília. Em pauta, as obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) das Cidades Históricas em São Luís, como recuperação da Rua Grande e as reformas dos Teatros Artur Azevedo e João do Vale, os Pontos de Cultura do Maranhão e os Faróis dos Saberes.

Durante a reunião, o ministro Calero garantiu a Galdino a aplicação de recursos federais nas obras ainda durante este ano e informou que já estão previstos no Orçamento Geral da União investimentos para 2017. Durante o encontro, a presidenta do Iphan, que é maranhense, detalhou ao ministro as obras que serão realizadas na Rua Grande, bem como a recuperação do centenário Teatro Artur Azevedo.

O secretário Galdino falou da importância da retomada imediata das obras, pincipalmente do Teatro Artur Azevedo, que completa 200 anos em junho de 2017. “Foi uma reunião muito produtiva e o ministro se mostrou sensível às nossas demandas. É intenção do Governo Flávio Dino realizar essas obras o mais breve possível, criando condições e soluções para o desenvolvimento do potencial turístico e cultural da cidade”, ressaltou Diego Galdino.

Outra iniciativa que deve ser potencializada com a parceria entre o Governo Federal e Governo Estadual é a recuperação dos Faróis dos Saberes. De acordo com o ministro, Programa Biblioteca do Amanhã, que já é desenvolvido pelo ministério da Cultuar pode integrar essa importante ação.

Para finalizar, o secretário Galdino convidou Calero para a reinauguração da Casa de Cultura Josué Montello, instalada em São Luís e em fase final de reparos, com conclusão prevista já para este ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *