Blog do Garrone

Marcio Honaiser: “É momento de darmos as mãos pelo projeto dos Diques da Baixada”

O secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Márcio Honaiser, representou o Governo do Estado na audiência pública sobre o andamento do projeto Diques da Baixada, realiza ontem, 27, na Assembleia Legislativa do Maranhão, promovida após requerimento de audiência do deputado Júnior Verde.

O projeto tem como objetivo evitar a salinização da região dos campos da Baixada Maranhense, processo já em curso com a invasão da maré, maior a cada ano. A intenção é reter a água doce por mais tempo nos campos, permitindo crescimento da atividade agropecuária na região. Seu escopo prevê a construção de 65 km

O secretário Márcio Honaiser durante audiência  pública sobre o andamento do projeto Diques da Baixada

O secretário Márcio Honaiser durante audiência pública sobre o andamento do projeto Diques da Baixada

contínuos de diques, e mais 6 km descontínuos, totalizando 71 km e impactando diretamente municípios como Cajapió, Viana Bacurituba, São Vicente e São Bento.

“Este é momento de todos darmos as mãos para que esse projeto saia do papel. O Governo do Estado tem todo o interesse e está em busca de parceiros que contribuam na viabilidade financeira”, disse o secretário. A Sagrima está colaborando no trabalho relacionado aos procedimentos para viabilizar a licença ambiental e o estudo arqueológico. O primeiro aguarda a liberação e o último tem previsã ode conclusão até final de julho.

Participaram da audiência a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (CODEVASF), o Fórum em Defesa da Baixada Maranhense, a secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária (SAGRIMA), os deputados Sousa Neto (PMDB), presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Bira do Pindaré (PSB), Zé Inácio (PT), vereadores, populares e técnicos de diversos municípios da Baixada.

Para o deputado Júnior Verde, “a ideia é ter um grupo de trabalho que busque soluções conjuntas para que esse projeto possa avançar. A participação do Governo do Estado, representado pelo secretário Márcio Honaiser vai consolidar essa iniciativa, isso já soma favoravelmente ao trabalho”, afirmou.

Após o debate, a audiência deliberou os seguintes encaminhamentos: realizar um debate com técnicos pró e contra a execução do projeto; utilizar a tribuna da Assembleia para debater e divulgar o projeto, solicitar informações à secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA) sobre o processo de liberação da licença prévia; fazer uma visita ao presidente da Assembleia, deputado Humberto Coutinho (PDT), para pedir o apoio ao projeto e viabilizar a visita de uma comissão de deputados para conhecer a área na qual será implantada o projeto.

Um comentário sobre “Marcio Honaiser: “É momento de darmos as mãos pelo projeto dos Diques da Baixada”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *