Logo
  • DESONTROLE FINANCEIRO

    Maranhenses são os que têm maior costume de parcelamento(80,4%) revela pesquisa da Serasa

    Pesquisa inédita compara o uso do dinheiro e os hábitos de finanças pessoais nos 27 Estados do país

    Maranhão é o Estado brasileiro que mais busca crédito para comprar casa própria (10,8%)

    Consumidores do Maranhão são os que menos conseguem organizar e planejar as finanças (41,8%)

    De acordo com o levantamento, brasileiros procuram crédito principalmente para pagar dívidas (35%), limpar o nome (21%) e pagar despesa inesperada (19%)

    7 em cada 10 pessoas parcelam compras no Brasil, sendo que os parcelamentos com cartões de crédito de terceiros são os mais comuns (38%)


    Parcelar compras é algo comum no Maranhão. O levantamento “Finanças Regionais: as diferenças na relação com o dinheiro entre os Estados do Brasil”, realizado pela Serasa em parceria com a Opinion Box, mostra que 80,4% dos consumidores locais optam por dividir valores em prestações. O número faz com que o Estado tenha o maior costume de parcelamento do país.

    O estudo, entretanto, também mostra que o parcelamento está em alta ao redor do Brasil. 7 em cada 10 pessoas compram a prazo no país. Os fatores mais levados em consideração antes de parcelar uma compra são a disponibilidade do dinheiro em conta (27%) e a cobrança de juros (25%).

    A utilização de cartão de crédito de terceiros é o método mais popular de parcelamento (34%) no Maranhão – apenas 6% das pessoas usam cartão de crédito próprio nesse tipo de operação. Crediários específicos de lojas (28%) e boleto bancário (26%) também são muito procurados para diluir os valores ao longo do tempo.

    A pesquisa traz ainda insights sobre organização financeira e mostra que o Maranhão é um dos estados que menos se preocupa com o assunto. Apenas 51% das pessoas afirmam realizar controle mensal das finanças pessoais. Os principais objetivos são evitar o endividamento (46,5%) e ter uma reserva de segurança (36%).

    Outros dados importantes são que os consumidores maranhenses estão entre os menos otimistas em relação às finanças pessoais (48%), em comparação com os últimos anos, e que os moradores do Estado são os que menos acreditam que conseguem organizar e planejar as finanças (41,8%).

    Procura por crédito

    O estudo da Serasa ainda analisou como os brasileiros se comportam quando o assunto é a busca por crédito. No Maranhão, 52% dos consumidores afirmam ter procurado limite extra no último ano. Os métodos mais pesquisados e contratados são cartão de crédito (51%) e empréstimo pessoal (48%).

    É válido destacar também que o Maranhão é o Estado brasileiro que mais buscou crédito para comprar casa própria (10,8%).

    Leia pesquisa completa AQUI

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Deu no D.O

    • A coluna Deu no D.O. está no ar com os generosos contratos dos nossos divinos gestores públicos. Dos caixões (R$ 214 mil) de Itapecuru-Mirim ao material de limpeza de Coroatá (R$ 2 milhões), ainda figuram Viana, Matões, Porto Rico e São José de Ribamar. 
  • Fale com o Garrone

    (98) 99116-8479 raimundogarrone@uol.com.br
  • Rádio Timbira

    Rádio Timbira Ao Vivo