O governador Rui Costa, da Bahia

Os governadores do Nordeste voltam a se reunir na próxima segunda-feira (29), em Salvador, na Bahia, para tratar de temas de interesse da Região e traçar o planejamento para os próximos 12 meses do Consórcio Nordeste – uma parceria para agilizar a cooperação entre os nove estados consorciados.

O encontro está programado para acontecer às 9h, no Centro Administrativo da Bahia. Na ocasião, os gestores também devem abordar as recentes polêmicas envolvendo governantes nordestinos e a gestão do presidente Jair Bolsonaro (PSL). No final da reunião, uma coletiva de imprensa será realizada e os chefes dos estados devem anunciar medidas do colegiado. O governador baiano, Rui Costa (PT), é o presidente do Consórcio. 

O encontro acontece menos de uma semana após a participação de Jair Bolsonaro (PSL) na inauguração do aeroporto de Vitória da Conquista (a 518km de Salvador) – sem a presença de Rui Costa – e dez dias após o presidente afirmar, sem saber que estava sendo gravado, que “daqueles governadores de ‘paraíba’, o pior é o do Maranhão”. Durante a sua segunda passagem pelo Nordeste, na última terça-feira, Bolsonaro disse amar a Região. “É uma honra hoje também ser nordestino cabra da peste (…). Somos todos paraíbas, somos todos baianos. O que nós não somos é aqueles que querem puxar para trás o nosso estado, o nosso país”, garantiu o presidente durante a solenidade. “Eu amo o Nordeste. Afinal de contas a minha filha tem em suas veias sangue de cabra da peste. Cabra da peste de Cratéus, de nosso estado aqui mais acima, o Ceará”, complementou. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *