Blog do Garrone

Flávio Dino entrega Iema em Axixá e Centro de Ensino em Icatu

Flávio Dino abraçado com alegria pela população

Importantes realizações na área da Educação foram inauguradas pelo Governo do Estado em beneficio dos moradores de Icatu e Axixá nesta segunda-feira (20). O governador Flávio Dino entregou uma escola de Ensino Médio e uma Unidade Plena do Instituto de Educação do Maranhão (Iema). Com as obras, a gestão estadual implanta um novo modelo de educação, estruturada e de qualidade, para os milhares de estudantes da Região do Munim.

A agenda de inaugurações teve início em Axixá, no Povoado Santa Rosa, na BR-402, com a entrega do Iema, primeira unidade de ensino técnico profissionalizante e em tempo integral no município. O governador Flávio Dino destacou a importância da obra para a região. “Axixá é uma cidade muito importante e não podíamos deixar de concretizar essa obra, que era um desejo da comunidade escolar da região. Com o Iema é possível unir ensino médio à certificação profissional, oportunizando outros níveis de ensino e, claro, a educação superior. É um projeto vitorioso que se consolidará aqui na Região do Munim”, enfatizou o governador Flávio Dino.

A preparação para a universidade e a chance de uma profissionalização é o que almeja a estudante Maria Emanuelle Protásio. “Espero que possam ampliar esse trabalho lindo que estão fazendo, nos dando a oportunidade de escolher uma profissão e nos prepararmos para o curso superior, que é o que pretendo. Parabéns pela iniciativa do Governo”, disse. A jovem Emilly Dalila avaliou o ensino em tempo integral como o maior benefício do Iema. “É mais tempo de estudo, mais conhecimento e aprendizado. Certamente melhora ainda mais a nossa educação, além de oferecer a chance de nos prepararmos para o mercado de trabalho”.

A estudante Kelen Diovana destacou a estrutura do Iema. “É um espaço amplo, com ar condicionado e com bons equipamentos. Eu sempre quis estudar em tempo integral e estou muito feliz em poder optar por esta modalidade de ensino”, enfatizou. Claudinécia Farias, mãe de Kelen, afirmou que o pioneirismo do Governo será de grande significado para a cidade. “Não tínhamos uma escola deste porte, com toda a estrutura, espaço e materiais adequados. Achei maravilhoso e espero que minha filha aproveite essa oportunidade”, disse.

O Governo do Maranhão investiu R$ 2,5 milhões para entregar a obra do Iema. O Instituto possui quatro turmas para atender inicialmente 160 alunos, sendo a capacidade para até 500 estudantes, oferecendo cursos de eletrotécnica e informática. Serão beneficiadas a população de Morros, Presidente Juscelino, Cachoeira e Humberto de Campos, além dos demais municípios da Região do Munim. As aulas iniciam dia 3 de março. Os primeiros Iemas foram inaugurados em Bacabeira, São Luís e Pindaré. As unidades serão entregues em Coroatá, São José de Ribamar e Timon totalizando sete em dois anos de governo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *