Blog do Garrone

Dois anos de mudanças: MA deixa as páginas policiais para servir de exemplo para o resto do País

Posse de Flávio Dino em janeiro de 2015 deu início às mudanças no Maranhão

Avaliar qualquer administração pública com dois anos de exercício é sempre temerário; seja pelo aspecto positivo ou, e especialmente, o negativo.

Embora se possa ressaltar os avanços, não se pode apontar os fracassos antes do fim do mandato; impossibilitando a medida certa em qualquer análise de gestão.

O que é possível na metade de um governo é vislumbrar, pelo que foi realizado, o resultado futuro e a que este se destina.

É neste sentido que é legítimo dizer que o Maranhão não é mais o mesmo e seguramente vai superar a condição de estado com os piores índices sociais do País.

Em dois anos, o governo Flávio Dino reduziu em 47,5% a mortalidade infantil e em 83% a mortalidade materna nos 30 municípios com os mais trágicos Índices de Desenvolvimento Humano; 60 escolas de taipa, barro, e palha foram substituídas por alvenaria; aumentou de 6 para 13 o número de restaurantes populares, aumentou em 2.500 o efetivo policial, retirou Pedrinhas do mapa da barbárie no sistema prisional, dentre outras.

E o mais importante – por mais que muita gente pense que seja resultado natural e não de gestão, como de fato é – promove uma intensa política de investimentos e mantém a folha de pagamento em dia, mesmo diante de uma das mais profundas crises econômicas que já atingiu o Brasil em toda a sua história.

Necessário também se faz diferenciar os avanços do governo Flávio Dino como consequências de propósito e trabalho honesto, de um mero comparativo com um passado sombrio.

Seria muito fácil e simples avançar se a referência é o ex-governo Roseana Sarney!

O verdadeiro avanço é o que transforma, é o que coloca o poder público a serviço dos mais necessitados, e não aos interesses familiares e oportunidades de negócios e riqueza pessoal, a exemplo da organização criminosa denunciada pelo Ministério Público, que agia entre o Palácio e a Secretaria de Fazenda e provocou um rombo de R$ 1 bilhão aos cofres públicos, durante o antigo regime.

Repúdio

Em recente artigo publicado aos domingos pelo Jornal Pequeno, o governador escreveu sobre realizações no ano que passou, adiantou algumas ações para os primeiros meses de 2017, como as nomeações no mês de fevereiro de 2.500 novos policiais, reforçou o seu otimismo, e revelou que a principal arma para combater a crise e garantir investimentos públicos é o combate à corrupção.

– Com trabalho honesto e prioridades certas, é possível fazer mais – disse, para em seguida ressaltar o seu repúdio à imagem do Maranhão construída durante o domínio da família Sarney, como o paraíso dos corruptos.

– Estamos também mostrando ao País que nós repudiamos a imagem de falcatruas que tanto mancharam nosso passado, por força de uma elite que sugou os recursos os recursos do estado para construir impérios de mídia e fortunas pessoais inimagináveis, que mantêm sucessivas gerações sem trabalhar, vivendo só de heranças.

É essa a verdadeira mudança que ocorre no Maranhão, que deixou as páginas policiais para constar como exemplo para todo o Brasil.

Levantamento do site G1, do sistema Globo, nos coloca entre os estados com menos registros de mortes nas prisões – o que já foi Pedrinhas –  e como o segundo governo mais eficiente do País por cumprir 80% do seu programa de gestão, com tarefas concluídas ou com resultados parcialmente cumpridos.

Mudou ou não mudou?

8 comentários sobre “Dois anos de mudanças: MA deixa as páginas policiais para servir de exemplo para o resto do País

  1. Washington luis

    Mudou e muito pra melhor agora com o governador Flávio dino que tar um ótimo governo pra nós todos maranhenses melhores escolas dignas mais saúde hospitais funcionando pra valer mais segurança chamando todos os concursados e mais asfalto mais água pra nós todos e pagamento em funcionários em dias que tem estado rico que não pagou nem novembro do ano passado isso só em dois ano o governador vai fazer muito e muito mais pra nós todos maranhenses parabéns governador

  2. Clecio

    O governador que vomita arrogância, quero saber sobre o viaduto da forquilha e a estrada de barreirinhas – paulino neves. Tem resposta ???????

  3. Aristoteles Neto

    Fico triste ao ver a ignorância dessas pessoas que comentaram acima e a cegueira das mesmas… será que precisam de óculos para verem as viaturas novas das polícias (Civil e militar) nas ruas, a construção do Hospital do Servidor (fica atrás do IPEM para os cegos se quiserem ver)… não vêem a construção do Hospital da Criança (fica na av. dos Franceses se quiserem ver…) não enxergaram a entrega de 5 hospitais regionais… hospitais de verdade… o de Pinheiro acompanho o funcionamento…. não enxergaram o reconhecimento de indicadores nacionais???? CGU e MPF colocam o maranhão em primeiro lugar na transparência (éramos os penúltimos)…. O CNJ arquivou todos os processos contra Pedrinhas do tempo de Roseana reconhecendo o avanço do novo governo que já é o melhor do brasil no indice numero de vagas por preso (menor déficit de vagas)… os cegos não enxergaram também as mais de 4000 promoções de policiais que esperavam há mais de dez anos e as mais de 17000 progressões dos professores que hj ganham o segundo melhor salário do país… se querem ver esses ultimos indices meus amigos cegos basta visitar o diário oficial do estado…. dois anos sem escandalos e de caça a corruptos já foram mais de 90 empresas fantasmas com inscrição canceladas… amigos … apresentam para vcs um governo probo e eficiente… se não quiserem ver… não tem problema… mais de 60% dos maranhenses estão vendo e aprovando… o que levará a reeleição… mas se quiserem ver… os convido a conhecer o lindo projeto TRAVESSIA .. ou vcs ainda não cruzaram com as vans adaptadas que levam os deficientes e mães de filhos com microcefalia???? vcs conhecem o centro especializado no tratamento da micocefalia inaugurado pelo governador??? fica ao lado do socorrão… lá tb tem uma ótica diniz para vcs comprarem um óculos e se não tiver dinheiro… inscrevam-se no programa do governo para receberem…

    1. Luiz

      O hospital de criança e do servidor estão com as obras paradas, quando as viaturas de vc dividir o numero delas não daria 2 para cada município, a gestão -passada mesmo corrupta igual a essa, entregou 513 viaturas somente em uma dia.
      Esse centro que vc se refere também não esta funcionado plenamente, vá ao Hospital Geral para ver que falta medicamentos e os servidores estão sofrendo sem salários.
      Quando a popularidade do governador, de uma olhada nos blogs do interior, ele esta desmoralizado ate titulo de cidadão de Barra do Cordo foi negado a ele.
      Talvez seja bom vc ir a Ótica que se referiu e comprar um bom par de óculos.
      Finalmente devo deixar claro que Roseana ser corrupta não é autorização para Flavio Dino também ser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *