Blog do Garrone

Castelo, o lugar na História e a derrota que impôs a Sarney ao ser indicado governador em 78

Castelo e Sarney: semelhanças e lugar na história

João Castelo merece todas as homenagens possíveis pelo papel que ocupa na história do Maranhão por sua habilidade em conjugar interesses diversos e transitar entre todas as forças políticas atuantes no estado nos últimos 46 anos, de acordo com seus objetivos de poder.

Ele foi um grande político, desde que se entenda o adjetivo como resultado de carreira e não do legado à causa pública.

E morreu deputado federal graças ao Tribunal de Justiça do Maranhão que até hoje não julgou    e por isso mesmo manteve o seu mandato – o recurso contra a decisão da juíza Luzia Madeiro Nepunucena que o condenou à perda dos direitos políticos e a devolução de R$ 115 milhões não comprovados na aplicação na pavimentação urbana, quando exercia o mandato de prefeito de São Luís.

O seu lugar na História não é pelos resultados dos cargos eletivos que conquistou em vida, mas exatamente por tê-los conquistado.

Foi um vencedor!

Nesse aspecto, ele e Sarney são as faces de uma mesma e rara moeda, onde a cara e a coroa se confundem e permitem uma vitória comum entre os adversários na disputa pela fatia do mesmo bolo.

Assim como os faz antecipar e pular de barco antes do naufrágio!


No centro, dona Marly e José Sarney; Luiz Rocha (atrás); Rochinha e o ex-governador e  ex-prefeito de São Luís, João Castelo. Fotos do arquivo de Lindolpho do Amaral Almeida.

Pulo do gato

O que os distingue e os coloca em panteões diferentes é a capacidade de Sarney em ampliar o conceito de fidelidade à garantia de interlocução com o lado contrário no caso de derrota, como ocorreu em 1985 durante a redemocratização do País.

Enquanto Sarney apostou em Tancredo Neves, sem que isso significasse uma traição, mas uma garantia de uma transição pacífica, Castelo manteve-se fiel ao regime e votou em Paulo Maluf, o candidato dos quartéis.

Sarney e Tancredo Neves: calavo de Troia

A candidatura de Sarney a vice-presidente – não se imaginava que Tancredo não chegaria a assumir o Palácio do Planalto – foi a solução encontrada para atender aos generais e ao clamor da sociedade pelo fim da ditadura militar, sem que a derrota no colégio eleitoral formado por deputados federais, senadores e delegados das assembleias legislativas, realmente representasse uma derrota.

Ao contrário do projeto do então deputado Dante de Oliveira reestabelecendo a eleição direta para presidente, que mobilizou todo o País e foi reprovado no Congresso Nacional.

Quando Sarney engoliu Castelo

Aliás, os militares já tinham utilizado em 1978 essa tática no Maranhão, curiosamente para derrotar e não derrotar Sarney, quando este pretendia a indicação do Planalto – à época governadores e senadores eram escolhas do presidente da República – para suceder o governador Nunes Freire, seu inimigo regional, mas parte da mesma tropa federal.

Adivinhem qual foi a solução ?

Sarney e Castelo no mesmo palanque: raposas políticas

Para satisfazer Freire e não indicar Sarney sem que haja uma crise na base interna de apoio ao regime, o ocupante da presidência, General Ernesto Geisel, escolheu Castelo como governador, e consolou o velho oligarca com o apoio oficial, sinônimo de vitória, à sua reeleição ao Senado; ao mesmo tempo, que poderia anunciar a indicação como sua.

Os jornais de São Luís, que em sua maioria apoiavam o governador Nunes Freire, aplaudiram a escolha e noticiaram que o novo governador do Maranhão iria desembarcar na capital em companhia do senador José Sarney, “seu compadre”!

O Imparcial ressaltou que João Castelo desfruta de simpatia em todas as áreas políticas e manifestou a “esperança de que o indicado pelo Planalto possa unir e realizar tudo em favor do Maranhão”.

Outro diário de oposição – este firme até hoje – o Jornal Pequeno achou sensata a decisão de Geisel, “apesar de veredito ter aborrecido muitos amigos nossos”, reconhecendo em Sarney, não tinha bola de cristal, “um homem talentoso, inteligente, e que pode ainda ser muito útil ao Maranhão como parlamentar”.

Em entrevista ao Jornal do Brasil, edição de 28 de abril de 78 (veja a baixo) Nunes Freire disse que não tinha o que reclamar da decisão presidencial, e que se dava por satisfeito com o afastamento de Sarney do páreo para o Governo do Estado.

Encruzilhada

Nos anos seguintes, Castelo foi Castelo, apostou errado na eleição indireta, e mesmo rompido com Sarney, então presidente da República, ainda venceu as eleições municipais de São Luís – a primeira da Nova República – com a sua esposa Gardênia Castelo contra o deputado federal Jaime Santana, o candidato do Planalto.

Mas com o domínio “pacificador” de Sarney, ele ficou perdido e buscou no PRN, e PP o que restava de identidade com a antiga Arena, partido de apoio ao regime militar, e o PDS, que aosubstituiu com o fim do bipartidarismo; e acabou no PSDB, como uma espécie de estranho no ninho e só foi eleito prefeito de São Luís em 2008, com o apoio do governador Jackson Lago do PDT, que venceu as eleições de 2006 contra Roseana  Sarney.

Ao final, Sarney e Castelo têm o seu lugar na história que vai além de uma lista escolar de ex-governadores, ex-senadores e ex-presidente, no caso de Sarney; mas como personagens importantes por exercer a política pela política; e não como agentes transformadores da sociedade e exemplos de gestão pública.

11 comentários sobre “Castelo, o lugar na História e a derrota que impôs a Sarney ao ser indicado governador em 78

  1. João Luiz Pereira Tavares

    Bom.., mais grave, mas grave mesmo!, é o seguinte:

    O PT é trapaceiro; velhaco; astuto; dissimulado; impostor; fingido; patife; porra-louca; charlatão; caluniador; falsários; hipócrita; enganador; mau-caráter; explorador; chicaneiro; truculento; tratante; nocivo; esquerdalha; difamador; picareta; embusteiro; burlão, choramingas e VIGARISTA. Tudo ao mesmo tempo. Ponto final.

    1. João Luiz

      Além disso há um livro ótimo sobre o Petismo Futurista. Eis aqui:

      
“A Saga da deusa Coração Valenta©”

      
Veja aqui a descrição do LIVRO:

      
Essa História se passa em um futuro em que a existência de uma deusa (a saber: a deusa Coração Valenta©, Fabricante-de-Homens-Bons; O Petista Intercessor Odebrecht & O-Puro-Viajante-Lula-na-Terra-da-Silva-via-Brasil) e seu oposto (o maldoso cujo nome é: O-Destruidor-Moro-da-Forma-Sérgio) já são possíveis.

      
E, nesse futuro, a existência dessa deusa Coração Valenta© já foi provada cientificamente através do gênio João O Milionário Santana (mais conhecido como «O Feira»), em que TODOS estabeleceram contato eletrônico com a divindade brega, a Coração Valenta©.

      
Nesse ínterim, um conjunto de mulheres e homens Petralhas estão perdidos num planeta deserto, sem possibilidades de pedir ou receber socorro do Grande Chefe Puro — o Viajante Lula no Planeta da Silva — aquele que tudo pode resolver da Nação mais ao Sul do Equador, nesse momento isolado em outra dimensão, que nada viu e nada sabe.

      
Tais Petralhas estão sujeitos à ação de forças sergianas misteriosas e enganadoras criadas pela ENTIDADE do MAL Sérgio-Destruidor-Moro… E para piorar: fortalecido pela Rede Golpista do Mal, ligada 24 horas por dia.

      
Os Petralhas estão sendo mortos por essas forças, presos a terríveis energias magnéticas e angústias e sentimentos milenares (forças apelidadas pelos Petralhas de: “500 anos de Casa Grande e Senzala”), e que atravessaram o passado e continuam no futuro.

      
Mas o que está se sucedendo de fato nos solos desse país Petralha? A ilusão é realidade ou a realidade é ilusão?

      
“A Saga da deusa Coração Valenta©” é uma obra inteligente e instigante, repleta de suspense, que prenderá e surpreenderá o leitor até a última página. Não deixe de comprar hoje mesmo.

    2. ANTIPETISTA

      E enquanto isso… O PT… É so tristeza. Eis:

      Apenas 1 único exemplo de petista da Grande Mídia. Da Rede Globo! Rede Globo, que em estilo & gosto é exatamente semelhante ao gosto do PT e do Petismo.

      Letícia SABATELLA é petista. Letícia Sabatella ama o PT, custe o que custar. Adora a brega da dilma rousseff — LETRA MINÚSCULA –, a insignificante.

      
Essa é a ideologia dessa “coisinha” de novela, a tal de Letícia Sabatella.

      ESSE É O BRASIL DE 13 anos de PeTê…

      
o Petismo é de um vigarismo & picaretagem simultâneas!

      
O PT (juntamente com seus Satélites: PSOL — esquerdalha CAVIAR; PCdoB) adora PICHAÇÕES e todo tipo de breguices. O mesmo se pode falar de uma tal de Coração Valente©: baranguice política.

      
A educação, como desejava Cristovam Buarque ainda no ínicio desse século com um projeto fabuloso, abortado pelo populista & vigarista Lula em seu 1º governo, tinha que ter sido PRIORIDADE. Não foi. Eis aí o PeTê.

      
E Lula é o maior mentiroso do Brasil. Perfeito dentro do Partido dos Trabalhadores! Ajuda! E muito!

      
Sim, é hora de se livrar dos trastes. Mas também dos TRASTES DE suposta ESQUERDA.

      
E quanto as questões políticas atuais no Brasil, discutidas, só sei que o primordial é o seguinte:

      
o LULOPETRALHISMO (muitas vezes “esquecido” de crítica dos blogs…):

      
Lula = perigo pra volta à normalidade. Prejuízo. Com papo rocambolesco. Engana-trouxa. Retrógrado, nivela por baixo. Mentiroso VIGARISTA, PeTralha, Picareta CONTUMAZ. Charlatão, certamente! Amado por inteligentinhos caviares (ditos “intelectuais”): de araque, tal qual CHICO BUARQUE.

      
Lula foi incompetente quando apostou na mulher ignorante em ECONOMIA cujo nome é Dilma Rousseff.

      
PT tem orgulho de se dizer esquerda (sente-se com esse papo, vaidade de se “acharem”). PT, pseudo-esquerda. Hipocrisia publicitária, propaganda.

      
PT (sobretudo Lulismo) estava a fazer Campanha (a infiltrar em bloco de Carnaval, disfarçado).

      
PT fala que PICHAÇÃO é ARTE. rsrsrs. Eis aí o que se denomina PROGRESSISTA!!

      
Assim caminha o brega & o Kitsch do Petismo.

      ——
      P.S.:
      O PT é a Globo; a Globo é o PT.


    1. João Luiz Pereira Tavares

      A Nossa Santa Marcha com os cartazinhos de «fora Temer», — digo isso para vossa ciência!, escute bem (e espalhem): consistiu em sucesso 100%, companheiros e companheiras. Pense e reflita: um milhão de cartazinhos!, minha gente!

      Eu disse: 1.000.000 de plaquinhas sendo viradas para a direita e logo depois para a esquerda — escrito «fora Temer». Sem um erro sequer! Muitos dos nossos camaradas benzeram os cartazinhos com a água-benta no fundo da igreja (teve empurra-empurra). Aspergiram sobre as letras de fora Temer. Bem ao longo das letrinhas, para não gastar água-benta, afinal eram 1.000.000 de plaquinhas.

      Umas doninhas, entoando cânticos do Taquara Buarque, iam passando de cartazinho em cartazinho (atenção! somente tiveram direito a essa benesse aqueles que estavam bem levantados) e com um raminho de folha verde molhado na água-benta iam borrifando com esse raminho molhado nossas plaquinhas (eu creio que era aquela plantinha cujo nome é conhecida como «Onze horas»). Eu vi.

      Havia uma enorme quantidade de DESCOLADOS da zona sul, também. Isso foi muito bom para nosso Amado Movimento fora Temer. Aqueles caras de barbinha preta e voz enfraquecida e lânguida, sabe?, óculos de vovô de tarja preta, tomando STELLA ARTOIS, com o pé na PAREDE. São os des-colados! Nosso movimento é tão bom, amados!

      É tão impressionante que alguns artistas, também ditos descolados, vejam nesse momento e nessas PLAQUINHAS de Fora Temer uma espécie de demiurgo. Tudo bem, é sim um demiurgo, um demiurgo da Zona Sul do Rio.

      Não importa. Sei que isso tem lá os seus limites. Mas mesmo assim foi magnífico, foi esplêndido & admirável.

    2. João Luiz Pereira Tavares

      Fé em deusa «Coração Valente» [rsssss]:

      SANTA FEMININA. Eis:

      Os petistas seguem uma religião de fé e dogma. Acreditam em deusa: a divindade brega deles cujo nome é a «Coração Valente©» de João Santana [santa criada pelo bilionário — virgem que jamais cometeu nenhum desvio. O bilionário Santana agora está preso pelo MORO. Moro esse que a religião ensina que é uma intidade do Mal… rsss] era uma deusa gorda.

      Tem variados dogmas que aprendem em blogs de fé (uma espécie de “igrejinha”) e repetem ad infinitum: «fascista»; «foi golpe»; «20 milhões da pobreza»; «Estados Unidos, o Império»; «sem crime de responsabilidade»; «Pronatec»; «é gópi, é gópi, é gópi»; «casa grande e senzala»; «mídia hegemônica» [uma espécie de demoninho ou capetinha muito, mas muito perigoso para a religião]; «PiG»; «mídia velha”; «fora temer» [mantra cantado]; esse dogma aqui DE TODOS é dos melhores: «LUZ para todos» [rssss] etc. etc. etc. etc. etc.

    3. Antipetista

      A Cultura é tão importante quanto a “vida material” do dia-a-dia. Pois está vinculada à Educação e ao “gôsto”…

      “Os Comitês petistas & a Rede Globo:
      sedes de cultura do mesmo estilo.”

      Tudo a ver com a truculência do Petismo [e seus satélites como o PCdoB], somado com toda a breguice do PT.

      Falo é de uma contradição. O GÔSTO da Globo é o GÔSTO do PT, são iguais. Semelhantes.

      A Globo é o PT. O PT é a GLOBO (gôsto e estilo).

      O PT odeia a Globo. Mas são um a cara do outro.

      
O problema é que sempre vai sobrar os COMITÊS PETISTAS, com sua doutrinação cultural tão decadente e bregaça como a Globo.

      
O PT detesta o elitismo (Shakespeare, Truffaut, Beethoven, Machado de Assis, Villa-Lobos, Bach).


      O PT é a Globo. A Globo é o PT. Estilo Globo.

      Gostam é de cancioneiro. De Chico Buarque. Musiquinha. Jamais Buxtehude.


      Pixação (em Sampa, petistas afirmam que é “”arte””. rsss), funk, oba-oba, Anitta etc., cinema estilo a cineasta petista Anna MUYLAERT com filminho brega. Enormemente brega.

      Procure OUVIR Buxtehude.

  2. João Luiz Pereira Tavares

    João Luiz Pereira Tavares disse:
    janeiro 19, 2017 às 11:55 pm
    «Sem TEORI Zavascki não teria a Operação-Lava-Jato»

    [ontem, quinta-feira, dia 19/01/2017. — disse o Juiz SÉRGIO MORO, — vilão do lado escuro do mundo metafísico. Entidade do Mal, de acordo com Nossa Religião da deusa Coração Valente©].

    ___________
    ¡ATENÇÃO!:
    Sérgio Moro, é aquele que Nossa Religião ENSINA que ele é uma espécie de ENTIDADE DO MAL.

    Se Nossa Amada Religião, de Nossa Brega Mãe Sábia — a Coração Valente© — Mãe essa da Língua Portuguesa ilibada, Nossa PresidANTA InocentA, FALOU, então esse MORO é mesmo do MAL (pois QUER prender Nosso Amado Chefe).
    Responder

  3. João Luiz Pereira Tavares

    Nunca daria meu dinheiro para outro partido, exceto o PT. Meu dinheiro é apenas para minha religião, o PT.

    Seja “crowndfunding” pra Nossa deusa baranga Coração Valente© viajar de avião (como no ano passado, 2016, em que eu contribui para Nossa Querida Mãe Coração Valente©, de acordo com o pedido e ordem de Nosso Amado Chefe barbudinho… Apelo feito pela TV).

    E nem posso ser louco nem alienado pelo que eu mesmo escrevo, pois sigo o PETISMO e seus dogmas verdadeiros, anti-alienação (a saber: «é gópi, é gópi, é gópi»; «ilegítimo [Temer]»; «midiota»; «LUZ para todos»; «20 milhões na classe média»; «fascista»; «sem crime de responsabilidade»; «Pronatec»; «velha mídia»; «coxinha»; ; «mídia hegemônica» [espécie de demoninho ou capetinha muito danoso a minha religião]; «Rede Globo é golpista»; «PiG»; «mídia golpista» etc. etc. etc. etc. — esses são todos os nossos sábios dogmas, e OS MEUS!).

    Portanto devido a isso EU jamais posso ser alienado ou louco. Sou apenas petista, e amo minha deusa Mãe, — Mãe do PAC –, Coração Valente©, criada pelo João, o milionário, o Santana, mais conhecido no meio pelo apelido de O Feira. «O Feira» foi preso pela entidade do Mal, Sérgio MORO (de acordo com minha RELIGIÃO). Se minha religião falou que ele é do Mal, então ele é.

    1. Paulo Tarso

      1.
      (…) “João o Milionário” de que você vive falando, é o JOÃO SANTANA????…
      Aquele que foi preso pelo Juiz Sergio Moro? O João Santana, que é MARQUETEIRO da Dilma, e que fez uma propaganda para enganar a população dos pratos de comida desaparecendo…E ganhou propina ROUBADA da Petrobrás?

      2.
      “Coração Valente” só pode ser a ex-presidente Dilma. É isso mesmo?
      (Agora não entendo o porquê de você colocar o símbolo de COPYRIGHT, do Capitalismo, logo após o apelido da Dilma Rousseff…) você pode explicar????

      3.
      E a tal de “RELIGIÃO”, de que você cita acima, é um Partido Político. Eu acho que é uma METÁFORA para o populismo exacerbado do Petismo nos últimos anos no Brasil. O PT realmente parece uma Religião. Um “tipo” de fanatismo. Só pode ser isso.

      4.
      “O Feira” é o apelido OFICIAL do marqueteiro do PT, nas PLANILHAS DA ODEBRECHT. O João Santana, nasceu em Feira de Santana, na Bahia. Por isso o apelido de “O Feira”, certo?

      ——
      Passei no Enem?? rssss

      1. João Luiz Pereira Tavares

        Sim! Passou, sim, no ENEM! João-o-Milionário-Santana, marqueteiro do Petismo e do Petê!
        O “Feira”… rsss.

        Aproveito e digo aqui:

        Lula, hein?
        Dilma, né?

        A PATIFARIA do PeTê:

        PT é picareta, charlatão e vigarista:

        O Petismo é perigoso! Com necessidade de PUBLICIDADE EM EXCESSO! E a toda hora, sem parar. Até hoje, em 2017!

        Haja vista a Coração Valente©.

        CORAÇÃO-VALENTE© é Publicidade e Propaganda do PT.

        Engana-Trouxas. Tem gente que “compra”!

        Marketing pra otário: CORAÇÃO-VALENTE© & Lula:

        Se se compra CARNE PODRE é devido a Publicidade.

        Tem gente naïve que nem percebe isso! A super direita burra e ingênua. E os puxa-sacos do PT!

        o PT e entornos (satélites como PSOL), sobretudo a charlatã DILMA ROUSSEFF precisam, necessitam, urgem do uso de publicidade, já que são de QUALIDADES DUVIDOSAS, ruins. São bregas-barangos (precisam de publicidade pra “parecerem” elegantes, bons, de qualidade):

        Tome como exemplo a vigarice de CORAÇÃO-VALENTE© em 2014.

        0 PT é E-XA-TA-MENTE igual ao novo anúncio da cerveja BRAHMA, em que uma imagem de deusa faz com que “a CERVEJA PAREÇA BOA”! Como se fosse uma cerveja belga, europeia, tradicional e excelente! ¿Isso não lembra algo? ¿A charlatanice da CORAÇÃO-VALENTE©?…

        PT e LULA são pura vigarice & charlatanismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *