Blog do Garrone

Caso o TRE-MA não valide os 20.157 votos de Zé Vieira, eleição em Bacabal poderá ser anulada

Zé Vieira e Roberto Costa: imbróglio criado pela própria Justiça Eleitoral que deixou indefinida a situação das eleições de Bacabal

Vieira vence de Roberto e caso seus votos não sejam validos, eleição poderá ser anulada

Embora tenha alcançado 71, 83% dos votos válidos o candidato a prefeito de Bacabal, Roberto Costa, não pode comemorar a vitória no Município, já que neste percentual não estão contabilizados os votos do candidato Zé Vieira, que não teve seus resultados validados devido à sua situação jurídica.

Zé Vieira teve o seu registro indeferido e depende de decisão  do Tribunal Regional Eleitoral – TRE-MA sobre o recurso que sua coligação apresentou contra a sua Inelegibilidade, definida com base na Lei da Ficha Limpa.

Caso consiga reverter sua condição no TRE e validar os 20.157 votos que recebeu neste domingo, superior aos 18.009 conseguidos por Roberto Costa, ele será o novo prefeito de Bacabal.

E para aumentar a aflição do candidato peemedebista, ele dificilmente será empossado como prefeito com base nas eleições deste domingo, dia 2, mesmo que a Justiça Eleitoral mantenha a nulidade dos votos de Vieira.

É que de acordo com o art. 224, § 3º do Código Eleitoral – Lei 4737/65, “a decisão da Justiça Eleitoral que importe o indeferimento do registro, a cassação do diploma ou a perda do mandato de candidato eleito em pleito majoritário acarreta, após o trânsito em julgado, a realização de novas eleições, independentemente do número de votos anulados. (incluído pela Lei nº 13.165, de 2015).

Ou seja: ao permitir que um candidato dispute uma eleição majoritária apoiado em recurso contra o seu indeferimento, cria-se uma situação jurídica desfavorável aos outros candidatos que disputaram a eleição com seus registros devidamente aprovados pela Justiça Eleitoral, já que estes candidatos sub judice não têm nada a perder, pois caso não vençam, as eleições serão anuladas!

Um imbróglio e tanto para a Justiça Eleitoral resolver.

Mas, como costumo dizer que entre o céu e a terra há mais mistérios do que a vã hermenêutica possa imaginar, tudo pode acontecer…

Veja o que diz a Lei no seu parágrafo terceiro

captura-de-tela-2016-10-02-22-13-23

9 comentários sobre “Caso o TRE-MA não valide os 20.157 votos de Zé Vieira, eleição em Bacabal poderá ser anulada

  1. RAYFRAN DUAILIBE TRAVASSOS TERÇAS

    Zé Vieira 20.671 votos / Roberto Costa 18.330 votos

    Agora tá tudo nas mãos de “titio” José Joaquim Figueiredo Dos Anjos, e de “papai” José Eulálio Figueiredo de Almeida. Menino Respeita Zé Vieira… Osso Duro de Roer…. é taca taca taca… Eita saudades de “vovô” Megbel Abdalla Tannus… esse sim era bom!

  2. jan cesar

    deu ze vieira espero q a justiça respeite vontade do povo aqui em bacabal, ninguem quer mais candidato de Joao alberto, é novos tempos msm q seu zé tenha sido prefeito por duas vezes mais tem o apoio de flavio dino pra nossa cidade crescer!!!!

  3. NAYARA LEAO

    mORO NO RIO DE JANEIRO MAIS SE EU MORASSE EM BACABAL VOTARIA NO ZÉ VIEIRA, CHEGA DE LIXO HUMANO GONVERNANDO ESSA CIDADE Q VIROU BURACO

  4. FERNANDO JUNIOR

    Rapaz primeiramente Zé Vieira não era nem pra disputar eleição ,afinal ele é um dos maiores ficha suja do Maranhão ,segundo a justiça do Maranhão vai ficar desmoralizada se esse ficha suja conseguir alguma exito aqui no Maranhão,terceiro será de uma vergonha imensa se for anulada uma eleição por conta de um ficha suja ,mas lei é lei tem que se cumprir ,dizem que já foi indeferido na cidade dele,com certeza será no TRE – MA e se for para Brasilia no STE ,ai vai ser uma vergonha maranhense ,lá alem de ser indeferido ainda vão tirar sarro da cara dos eleitores que deram essa votação pra esse cidadão que é um tremendo de um ficha suja ,espero que STE possa expurgar definitivamente esses tipos de políticos da face da terra,já estamos tirando o PT de pouquinho e agora vamos lutar pra limpar os fichas sujas todos do Brasil ,fica aqui meu repudio a quem acolhe e vota em ficha suja …boa noite e parabéns pela matéria Garrone melhor blog do Maranhão

  5. Paula Katiele

    Será a vergonha ter um prefeito cm 72 processo na justiça ainda se dizer prefeito que justiça e essa que colocar ladrão de novo no pode pra rouba mais. Essa juíza do TRE não é juíza pra aceita uma palhaçada dessa.
    O Maranhão nunca vai deixa de ser um estado podre pelos governantes, corruptos,que basta terem dinheiro pra fazer o que quiserem…

  6. ERIVELTON

    NAO SOU DE BACABAL MAS, ME DIGA CIDADÃO DO COMENTÁRIO ACIMA,QUAL CANDIDATO A PREFEITO NO MARANHAO É FICHA LIMPA? SE NAO FOSSE ZE VIEIRA, QUEM PODERIA SER, UM?
    DIGA AÍ COMPANHEIRO.
    QUEM JA TRAMITOU PELA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA, PREFEITURAS…HUM. NENHUM É FICHA LIMPA CIDADÃO. AGORA ESSA DE PUXAR SACO P SEU LADO DETONANDO ZE VIEIRA PQ VC NAO VOTA…HUM…COLA NAO SIO!

  7. Fernando

    Prefeito ficha suja primeiro q nem tinha q entrar na po!ótica e povo gosta e de taça mesmo ainda vota em um ladrão cheio de processos!

  8. ZÉ NA BUCHA

    A CONSTITUIÇÃO DO BRASIL.

    Diz que todo poder emana do povo, ninguém é perfeito, o povo de Bacabal-MA, disse para a JUSTIÇA, o que quer, quem quer, de PREFEITO em Bacabal-MA, e quem o povo disse? quem o povo disse que quer em Bacabal-MA para ser o seu PREFEITO?

    ZÉ NA BUCHA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *