Candidato pelo partido dos filhos de Bolsonaro, Duarte Jr tumultua debate promovido pela movimento feminista
O candidato a prefeito Duarte Jr. liderou o tumulto que acabou suspendo o debate o promovido na tarde desta terça-feira, 27, pelo Forum Estadual das Mulheres e Conselho Municipal de Condição Feminina na Casa do Trabalhador. O objetivo do debate com os candidatos a prefeito assumissem compromisso com a política pública de gênero como signatários da Carta de Compromisso.
Além do candidato Republicano, participaram do evento Flaklin Douglas (PSOL), Hertz (PSTU) e Bira (PSB). Braide e Jeisael foram representados pelas vices. Yglésio e Sílvio Antonio não mandaram representantes.
Por meio da sua assessoria jurídica, o candidato do Republicanos, partido da base de apoio a Bolsonaro, bloqueou a fala da feminista Mary Ferreira. Com histórico de deécadas na luta em favor das mulheres e pela ampliação da participação feminina na política, superando barreiras da cultura machista, Mary Ferreira foi designada pelo candidato Rubens Júnior. a representar a coligação no evento.
“Não permitir minha fala é mais uma demonstração do caráter antidemocrático que determinados candidatos pensam em praticar numa eventual gestão. Ainda bem que a população percebe essas atitudes”, comentou Mary Ferreira.
Como argumento para praticar o ato antidemocrático e apoiado por uma claque que o acompanhava no evento, Duarte Jr alegou que a candidata a vereadora por São Luís pelo Partido dos Trabalhadores, não poderia representar os candidatos à eleição majoritária. A suspensão do debate aconteceu após a fala da candidata a vice-prefeita Fabiana Vilar, da coligação Resgate o amor pela ilha. De acordo com Vilar a carta compromisso será seu livro de cabeceira, caso seja eleita na chapa encabeçada pelo candidato carioca sem gema.