Blog do Garrone

Braide: Assistiremos ao triunfo da demagogia, da antipolítica e do discurso vazio?*

Eduardo Braide: discurso messiânico e vazio como estratégia de campanha

Eduardo Braide: discurso messiânico e vazio como estratégia de campanha

Uma campanha limpa não significa colocar a sujeira embaixo do tapete. Por isso mesmo, o jornalista não pode se furtar da sua missão de rasgar a embalagem produzida nos programas eleitorais e mostrar a verdadeira face dos candidatos, seus antecedentes, sua história de vida, seu desempenho em cargos atuais e anteriores.

E tudo na maior seriedade profissional possível, condição essencial com o advento das redes sociais, onde a verdade e a mentira se misturam para proveito dos políticos, que colocam tudo no mesmo saco para não dar explicações à sociedade.

Neste segundo turno das eleições em São Luís é importante conhecer quem é realmente Eduardo Braide, esse jovem político de 40 anos que entrou para a vida pública por obra e graças do seu pai, o deputado Carlos Braide, a quem deve suas indicações para dirigir a Caema, durante o governo José Reinaldo, e ao cargo de secretário apagado na desastrosa administração João Castelo.

Ainda assim, hoje ele se apresenta como novidade, criminalizando a política como se dela não fizesse parte.

E logo ele, um dos mais hábeis articuladores políticos na Assembleia Legislativa, onde exerce o seu segundo mandato, marcados por sua capacidade de se movimentar nos bastidores e condicionar politicamente a aprovação de projetos do Executivo.

Ou será que ele esquece a última eleição para a mesa diretora da AL e o seu jogo político para ser eleito primeiro vice-presidente?

Ou será que também esquece que em 2010, ele foi o principal responsável pela derrota de Ricardo Murad, deputado virtualmente eleito para presidir o Legislativo, ao mesmo tempo que trocou seis por meia dúzia, elegendo Arnaldo Melo para não desagradar a então governadora Roseana Sarney?

Essa habilidade, aliás, seria uma de suas maiores virtudes, caso seja eleito prefeito, para poder negociar com a Câmara Municipal.

Mas não. Ele a nega para conquistar o eleitor, dizendo que vai montar um secretariado técnico, ignorando a importância da atividade política como fator preponderante para as conquistas sociais.

Talvez seja resultado do que entende por Política a partir do exemplo que vem de casa e do seu próprio exercício parlamentar!

Braide e a governadora Roseana Sarney: Não há nada mais velho na política do que o discurso da nova política

Braide e a governadora Roseana Sarney: o passado revelando o presente

O que explica o seu discurso vazio que promete um governo apolítico, sem no entanto, fundamentá-lo, para não atingir os seus pares e o próprio DNA.

Diz apenas que o seu sonho é fazer uma administração sem amarras – o que é uma decisão política, para um cargo político -garantindo que a partir de 1º de janeiro de 2017, São Luís vai receber a luz “desse sol”, símbolo de sua candidatura, e “espelhar no rosto dos moradores dessa cidade que dias melhores chegaram”.

Sem propor nada de concreto e apelar para o coração com sua messiânica vontade de fazer o bem, ele procura ocultar a disputa entre dois projetos absolutamente conflitantes, para não revelar o seu lado da moeda.

Não há nada mais velho em política, do que o discurso da nova política, “que aparentemente se insurge, de forma voluntarista e oportunista, contra os desmandos da velha política”, diz de Marcelo Zero, no blog de Paulo Moreira Leite, ao analisar em 2014 a candidatura de Marina Silva.

Foi assim com Jânio Quadros, foi assim com Collor.

Ainda aproveitando Marcelo Zero, pela semelhança com Marina, vale afirmar que a  candidatura Braide procura cometer o crime prefeito: matar a política fingindo que não faz política.

* título de um artigo de Miguel do Rosário, sobre a candidatura de Marina em 2014, que pego emprestado pela semelhança com o caso Braide em 2016.

17 comentários sobre “Braide: Assistiremos ao triunfo da demagogia, da antipolítica e do discurso vazio?*

  1. jose carlos silva

    Garrone, Eduardo Braide foi colocado na política pelo pai assim como Edivaldo Júnior também foi colocado pelo ¨bispo¨ Edivaldo Holanda, que por mera coincidência é seu pai. Sejamos justos, tem a mesma origem.

  2. Bruno Sousa

    Garrone, uma das maiores virtudes dos grandes jornalistas é a imparcialidade a menos que você declare voto a Edivaldo Holanda junior essa sua matetia é tendenciosa uma vez que muitos dos argumentos usados contra o Eduardo Braide poderiam ser usados contra Edivaldo…essa matéria me parece propanfa política….Poderia usar seu prestígio para outro tipo de abordagem …..pq essas já deram….

    1. garrone Autor da Postagem

      Bruno com a democratização das redes sociais, cada blog tem o direito de fazer a sua escolha política e a minha é Edivaldo. O que faço é apresentar os outros candidatos, dizer o que penso sobre eles, mas sempre com informação e documentos que creio que sejam importantes para o eleitor decidir o seu voto. Tudo com seriedade e respeito, por mais ácidas que sejam as críticas. Edivaldo, por exemplo, é denunciado por outros blogs, infelizmente muitos com mentiras deslavadas, como um tal de Maranhão de Verdade que divulgou no sábado antes da eleição que ele não gosta de gays. E no mais, creio que a população conhece seus defeitos e suas capacidades, o que não é o caso de Braide, um completo desconhecido do eleitorado. E quando ouvir o seu discurso de que a sua eleição seria o sol que voltaria a brilhar a partir de 1º de janeiro em São Luís, foi demais!

      1. Bruno Sousa

        A resposta foi excelente, digna de uma educação de qualidade… o que o Sr. acha do atual momento da educação municipal em São luis? Mais alem de tudo respeito muito sua opinião…Afinal Viva a democracia, agora entendo um pouco mais sobre seus ataques….

      2. Pablo

        Rapaz nos temos que eleger pessoas por competência a verdade é que o Edivaldo é um incompetente eu ia votar em wellington e decidi votar em Braide porque foi único que deu uma explicação detalhada e plausível de verdades ele foi o único que explicou o que é um plano diretor explicou como deve funcionar o sistema executivo municipal perguntou da emenda parlamentar que ele disponibilizou pro município pra comprar um mamógrafo e esse prefeito que tu vive defendendo deu um fim e ninguém sabe e ninguém viu pode olhar o vídeo do debate pra ver o tamanho que o olho dele abriu quando o Braide falou meu irmão tenho um recado para você larga o dinheiro desse prefeito que isso num vale sua dignidade

  3. Anísio

    É José Carlos da Silva, mas Edivaldo não teve emenda para Anajatuba com direito a assessor preso pela Polícia Federal e nem movimentou milhões em conta.

  4. Katherinne Duarte

    Você mesmo admite que outros blogs proclamam diversas mentiras. Por que não acredita que o seu seria mais um?
    Escolher um lado político e apresentar os outros candidatos é diferente de simplesmente atacá-los. Apresentar, ao meu ver, seria mostrar o lado positivo e o negativo.
    Muitos argumentos são de fato usados também para o candidato que você escolhe.
    Além disso, dizer que braide já foi de sarnento, de João castelo etc… é piada, no mínimo, porque é consabido que até mesmo a própria família Holanda também. Todos foram. Isso é jogo político. Faz parte.

  5. Lucas Peres

    Boa tarde!
    Antes de mais nada, parabéns por admitir ter um lado nesta labuta eleitoral!

    Todavia, temo que seu tiro saiu um pouco pela culatra, pois os perfis políticos dos dois candidatos a prefeito de São Luís são bem parecidos, pelo menos nesta pequena descrição feita por você.
    Não sou muito entendido de documentos ou fontes como você diz ser, mas a impressão que tenho, assim como milhares de eleitores maranhenses que votaram no Braide para leva-lo ao segundo turno é de que não há muito o que se falar negativamente quanto a sua capacidade política.
    Eu inclusive não estou decidido se voto ou não nele para prefeito por ter minhas ressalvas quanto as suas propostas para o desenvolvimento da cidade.
    Reconheço que o atual prefeito fez algumas obras que melhoraram a vida da população, mas seu maior pecado foi fazê-las muito perto das eleições. Será que isso não acontecerá novamente? Teremos que aguardar mais 3 anos para alguma coisa ser feita em São Luís?
    Com relação a articulação, lembro de uma entrevista do Ciro Gomes que “aconselhava” a ex-presidente Dilma Roussef a “escolher os melhores nomes para chefiar os ministérios” sob pena de “não inteirar um mandato”, e todos nós já vimos no que deu. Todo político comprometido com o desenvolvimento da região que governa deveria ter isso como obrigação, e não como promessa de eleição. A situação está tão crítica que prometer isso tem preocupado tanto a base aliada do prefeito para que você viesse a público, através do seu blog, tentar execrar tal promessa?
    Como tu mesmo disseste, o Braide é um dos maiores articuladores da câmara maranhense, acha mesmo que o governo dele não seria articulado o suficiente para tirar os planos dele do papel?
    Se eu fosse você procuraria outro defeito, e não tentaria dizer que ele é ruim no que ele mostrou ser o melhor.
    O resto eu ignorei, porque qual político não tem o rabo preso?

  6. Arthur

    Quem quiser conhecer melhor sobre esse Braide, virem os olhos para Santa Luzia do Tide e Anajatuba, basta pesquisar. Em Santa Luzia, a familia desse homem seca a cidade de todos os seus recusros há décadas, por lá se duvidar até os cachorros deles tẽm cargos públicos, já em Anajatuba, o esquema de desvio de verbas foi grande e com o um dos principais envolvidos sendo o Pai de Braide e o prórpio Eduardo Braide. Eu não arrisco colocar esse filhote de coronel no comando d minha Cidade.

  7. José João

    Quando vc diz que o Edvaldo Holanda é atacado por muitos blogs, como “um tal” de Maranhão de Verdade, numa depreciação, num sentido pejorativo, que leva, inclusive, a entender-se uma certa, eu diria raiva, do referido blog, porquê? É devido o fato dele acusar o seu candidato, assim como vc faz com o oponente, ou é alguma frustração por achar que seu blog e a sua contextualização é inferior? Assim como se ferisse sua autoestima?

    1. garrone Autor da Postagem

      Nada disso. pq esse blog inventou uma mentira para atacar Edvaldo; enquanto outros que também o atacam o fazem a partir do que suspeitam, como o caso do ISEC, por exemplo, que está sob investigação do Ministério Público.

  8. Jorge

    TodoSeja são bostas da mesma fossa, pra não dizer’ farinha do mesmo saco’, até porque farinha conseguimos engolir, enquanto que esses falsários já está ficando difícil até de se ouvir falar. NULO NELES!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *