Blog do Garrone

Ator, diretor e bailarino Guilherme Telles falece em São Luís

Guilherme TellesFaleceu na manhã desta quinta-feira (28), às 6h, em São Luís, de insuficiência respiratória, o bailarino, ator e diretor teatral maranhense Guilherme Telles. O velório acontece na sede da Pulsar Companhia de Dança, na rua Astolfo Marques 18, no Apeadouro, e o sepultamento se dará no cemitério do Vinhais, às 9h desta sexta-feira, 29.

Guilherme Soares Telles de Souza nasceu em 2 de Agosto de 1965. Iniciou seus estudos no ano de 1982, com a professora Regina Telles no Estúdio Pró-Dança, logo assumindo a direção da escola e atuando como bailarino, ator e professor em cursos de dança.

Em sua formação técnica, teve como professores e mestres: Regina Telles, Jutilde Medeiros, Mirian Marques, Dayone, Airton Tenório, Borges Carujá, Paula Martins, Ruth Rachua, Giselda Fernandes, Nora Esteves, Ana, Eudes Costa, Célia Reufeles, Fábio Melo, entre outros.

Como bailarino e coreógrafo, participou dos espetáculos: “10 em cena”; “Huis Clos”; “Ritos e desejos”; “Apenas uma mulher”; “Ultrapassagem”; “Leques”; “Antígona”; “A menina e o pássaro”; “O trabalhador”; “O pequeno príncipe”; “Bar do porto”; “Chamató”; “Cinzentos mares”; “Murais”; “Mata racha”; “Se Ana voltar”, entre outros.
Além do trabalho desenvolvido nas áreas de dança e artes cênicas, atuou como coordenador Geral de Esportes da AABB (1991/1995), na coordenação da Escola Aquanata de Natação (1991/1992) e na coordenação do Projeto Anos Dourados, através do IPAM – Instituto de Previdência do Município de São Luís (2001/2005).

Como ator participou dos espetáculos: “Sobrevivência”; ”O mentiroso”; “A missão”; “Marat Sade”; “Encantos”; “O sapateiro real”; “Verde que te quero”; “Toda poesia”; e “Uma linda quase mulher”. Além do grande sucesso “Dona Casimira”, grande criação em sua carreira, considerada a personagem mais maranhense no teatro do Estado.

Como diretor e ator, participou dos espetáculos infantis: “Os saltimbancos”, “O menino do dedo verde”, “O reizinho mandão”, “Alice no país das maravilhas” e “A festa no céu”.

Desenvolveu projetos cênicos na “Companhia Os Te-Té-Le-Lés”, onde exerceu a função de diretor e ator.

Foi ator e diretor da Pulsar Cia de Dança e atualmente dirigia o estúdio de artes cênicas da companhia.

6 comentários sobre “Ator, diretor e bailarino Guilherme Telles falece em São Luís

  1. Paola

    Notícia mais triste do dia… Vá em paz Guilherme Telles. Não o conhecia pessoalmente, mas a personagem Aurijane de “Uma linda quase Mulher” marcou minha infância e adolescência.

  2. Josy jesus

    Gente isso é mentira meu Deus apesar de não conhecido so de peças e de vistaas esta doendo aqui no peito pelo profissional que ele era por dona casemira e outros vai com Deus meu irmão que ele tá de auxílio necessário e que vc possa brilhar na rua nova morada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *