Blog do Garrone

Ao apontar falta de provas na sentença de Moro, Flávio não defende Lula, mas o Estado Democrático de Direito

      Flávio Dino diz que sentença de Moro carece de provas e afronta a Constituição

Ao contrário das reações raivosas nas redes sociais, o governador Flávio Dino não defendeu a inocência do ex-presidente Lula, mas o princípio constitucional da presunção de inocência, que exige provas consistentes para haver condenação, ignorado por Sérgio Moro em sua sentença contra o petista.

“Falo que não há provas consistentes para condenar o presidente Lula depois de ler a sentença inteira”, escreveu em sua conta no twitter.

Para além da polêmica jurídica, o posicionamento de Flávio Dino é importante diante da condenação sumária festejada por setores da sociedade, da mídia e do poder econômico, que enxergam no petista uma ameaça às benesses do poder, caso ele volte à presidência em 2018 e retome a política de igualdade social.

Julga-se o homem, e não os fatos!

Sem nenhuma prova cabal sobre a propriedade de um tríplex no Guarujá adquirido da OAS, Lula foi condenado a 9 anos e meio de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Segundo denúncia do Ministério Público Federal, ele teria recebido R$ 3,7 milhões em propina da empreiteira para reformar o apartamento no litoral paulista.

Para o doutor em Teoria do Direito, Edil Batista Júnior, professor do Centro Universitário Maurício de Nassau, no Pernambuco (em entrevista à página online do Jornal do Comércio), “é muito pouco provável que uma sentença com 216 páginas seja escrita tão somente ao final da instrução penal”, o que dá a impressão que Sérgio Moro vinha construindo a sua decisão ao longo do processo, atitude que pode indicar prejulgamento.

“Lula já entrou nesse processo condenado. O fundamento da sentença é uma crença pessoal na titularidade de um bem que jamais compôs o acervo pessoal do ex-presidente. Prova maior é que foi oferecido pela própria construtora como garantia ao mercado”, explicou.

E assim, como enfrentara a opinião pública ao denunciar o golpe de Michel Temer, Flávio Dino mais uma vez defende o Estado Democrático de Direito!

2 comentários sobre “Ao apontar falta de provas na sentença de Moro, Flávio não defende Lula, mas o Estado Democrático de Direito

  1. Jorge Pinheiro

    Bom dia , vejo que o ponto de vista por uma influência partidária e ideológica bem argumentada pelo Governador do Maranhão vem pesada de parcialidade quanto aos seus interesses políticos. Mas um juiz como Dr Sérgio Moro jamais teria o desatino que condenar uma pessoa sem prova , pois mesmo o Lula sendo o pior dos criminosos da história do Brasil no direito nem quem pode ser condenado sem provas. Seria uma criancice do magistrado em condenar um extrupador da democracia por presunção. Vejo que o Triplex do Guarujá de forma que suas documentações de aquisição como as informações dada pela bancope vem trazer uma robustez para condenação mesmo se empreendimento esteja ainda alienado na caixa econômica e de forma que sua abilidade e destreza em ter informações e priveligios por ter sido presidente da República sabe muito bem como maquiar um crime e a polícia federal sabe muito bem como desvenda-lo. Com base nas provas Lula foi condenado aos 9 anos e 6 meses de cadeia pelo Juiz Sérgio Moro. #Parabéns #ParabénsParaJusriça

  2. Lobo

    FD deveria é se concentrar em governar o Maranhão. Ele precisa entender que não é uma figura nacional, e que foi eleito para buscar resolver os problemas do Estado e não de Lula. Tome-se por exemplo a situação falimentar da CAEMA – que presta um péssimo serviço porque está sucateada. O que acontece é que FD está fazendo um governo medíocre e, depois, quando Sarney ou alguém ligado a ele vencer as próximas eleições, vai dizer o que? Que foi sabotagem? que o velho fraudou as eleições? Chega de desculpas, chega de defender quem afundou o país num mar de lama. Ele quer fazer política partidária, ideológica? Já tivemos isso demais. Queremos um gestor. Alguém que administre nosso Estado com responsabilidade. Chega disso. Vai trabalhar, FD. Seja um bom gestor e você ganha todas as eleições.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *