Blog do Garrone

A sabatina, o canil, os jornalistas e a esperteza política de um candidato

Eduardo Braide durante a polêmica sabatina promovida neste sábado pela TV Difusora

Eduardo Braide durante a polêmica sabatina promovida neste sábado pela TV Difusora

A polêmica participação do candidato Eduardo Braide na sabatina promovida pela TV Difusora na tarde deste sábado permitiu a abertura do canil para uma série de ataques despropositados aos jornalistas Clodoaldo Correa, John Cutrim, Jeisael Marx e Leandro Miranda.

Em primeiro lugar concordo que o jornalista Jeisael Marx perdeu a cabeça, mas não é motivo para o linchamento a que foi submetido, onde alguns vorazes chegaram ao ponto de classificar este sábado como um dia negro para o jornalismo maranhense.

Esquecem, embora não queira com isso justificar a atitude do jornalista, que foi o próprio Eduardo Braide que partiu para o desaforo ao tentar desqualificar o jornalista John Cutrim e o próprio Jeisael ao acusá-lo de promover ataques nas redes sociais contra a sua pessoa.

Foi o próprio Braide, que ao invés de corrigir uma informação errada dos jornalistas preferiu tachá-los de desinformados e confundir o exercício profissional do jornalista John Cutrim na Secretaria de Comunicação na Prefeitura de São Luís com subserviência e motivo para os questionamento que fizera durante a sabatina.

Foi o próprio Braide que desrespeitou o Sistema Difusora de Comunicação, acusando-o de estar à serviço da candidatura de Edivaldo Holanda.

Foi o próprio Braide que ao não aceitar ser questionado, principalmente sobre a sua passagem pela Caema e a sua afirmação de que à época as praias de São Luís não estavam poluídas, como se isso fora resultado do seu trabalho em apenas um ano à frente da insituição.

Não é preciso ter pernas curtas para desconfiar dessa acertiva saneadora, pois basta calcular que o pouco tempo em que esteve à frente da Companhia não é  suficiente para promover obras que garantissem a balneabilidade das praias, somente possível com o pleno funcionamento das estações de tratamento e a ampliação da rede coletora de esgoto para evitar que os dejetos produzidos pela população desemboquem in natura no nosso litoral, como fez recentemente o governador Flávio Dino, depois de dois anos de trabalho.

Caso as praias estivessem realmente em condições de balneabilidade, como prega o candidato, elas assim já estavam antes dele ocupar o posto maior da empresa aos 29 anos durante o governo José Reinaldo Tavares.

Site do Ministério Público Federal com a matéria sobre a ação que  condenou a Caema a implantar um sistema de coleta e tratamento de esgoto em São Luís.

Site do Ministério Público Federal com a matéria sobre a ação que condenou a Caema a implantar um sistema de coleta e tratamento de esgoto em São Luís.

Mas ao contrário do que propaga Braide, as praias não só estavam poluídas como a Caema foi condenada em uma ação civil pública impetrada pelo Ministério Público Federal.

A sua mentira não passou de propaganda eleitoreira e comprovação da raposa política, como é considerado o candidato, que também mente ao se apresentar ao eleitor como um sujeito apolítico, que rejeita qualquer vínculo político partidário para conquistar o eleitor desiludido com a classe política.

Em 2005, ano em que esteve à frente da Caema, um laudo de inspeção sanitária apresentado pela Secretaria Municipal de Saúde nas áreas da Ponta d’Areia e Olho d’Água mostrou que o esgoto das residências e estabelecimentos comerciais eram lançados diretamente do mar, que era ainda contaminado pelo desague dos rios Pimenta, Calhau e Jaguarema, que recebiam alta carga de esgoto dos bairros Cohama e Parque Shalon.

O Ministério Público Federal entrou com a ação,  que acabou por condenar em 2007, depois de transitado e julgado, a Caema a recuperar o sistema de esgotos da capital, o que só ocorreu agora em 2016.

O pior é alguns considerarem que a frieza e a capacidade de mentir de Braide ao enfrentar os questionamentos dos jornalistas, o qualifica como candidato preparado para administrar São Luís.

Neste caso, a única qualidade – se isso for uma qualidade – que se depreende da sua participação na sabatina, é a esperteza política.

A mesma que o faz defender uma campanha limpa e baseada na discussão de propostas, mas que não passa de uma grande sujeira, quando se sabe que a sua intenção é evitar que o eleitor possa realmente conhecê-lo, além da eloquência e a conversa mansa com que se apresenta e faz crer.

Temperamental, será que Eduardo Braide não é flor que se cheire?

28 comentários sobre “A sabatina, o canil, os jornalistas e a esperteza política de um candidato

  1. Antonio Vidal

    Realmente este debate estava mesmo parecendo um canil, onde os quatros cães de guarda do inoperante e incompetente Edivaldo Holanda Júnior, que por um acaso se intitulam Jornalistas, e que na verdade são verdadeiros mercenários, que vendem ate a alma de suas Mães, em favor do seu bem estar, bando de moleques, simples assim

  2. Paloma

    Me desculpe, mas vocês que pareciam quatro cachorros brabos contra o candidato, que apenas se defendeu das “dentadas” de vocês.

    1. Washington luis

      Eu acho quem perdeu a compostura foi esse candidato mentiroso ele tar sendo um grande ator de novela um verdadeiro farsante ele está fugindo das perguntas um tremendo enrrolao e incompetente e sendo apoiado por uma banda podre de político de Sarney e Ricardo Murad isso ele não fala um verdadeiro farsante são Luís não precisa político desse tipo que mostra uma cara é no fundo é outro é 12

  3. Ferreira

    “Nao é Flor que se cheire” foi boa kkkkkkkkkkkkkk me lembra muita uma certa governadora na epoca que teve essa mesma frase dada a ela. No mais, Braide esta com Cafeteira e Rosemengana por tras dessa campanha dele. Olhos abertos povo!

  4. Marcelo

    Vc não falou da parte que ele pediu desculpas ao Jhon, quando a Jeisael Deprimente o papel que esse que se intitula de jornalista faz passou a ainda passa vergonha

  5. Jefferson

    Acho engraçado estes comentários sobre a postura dos profissionais da comunicação da TV Difusora. Quando esta mesma atitude ocorre em outras emissoras é coisa do tipo altamente normal, ninguém reclama, ninguém diz nada a respeito. O Edvaldo Holanda foi à Mirante e lá sofreu ataques diretos de todas as formas possíveis, como sofre até hoje diariamente pelo sistema oligárquico sistema cruel e desumano que implantou em nosso Estado os piores indicadores sociais do Brasil.Temos que ser menos hipócritas e vermos que este tipo de politicagem adotada pelo candidato Braide está ultrapassada, esta forma de fazer política arrogante, se achando um ser superior a qualquer outro não existe mais, em outras palavras, soberba. Tenho pena desta cidade se ela cair nas mãos de quem não respeita a quem se deve respeito. O orgulho é a diferença entre o racional e o irracional. Avante São Luís…..

  6. Maria

    Acho que o jornalista Jeisael Marx perdeu a cabeça, alterando o tom de voz, e o candidato tb quando falou do sistema Difusora e dos jornalista. Vejo como forma de defesa a tantos ataques. Vou assistir de camarotes no próximo sábado se o Edvaldo, vai sofrer tantos ataques como o Braide. Por tantas coisas que prometeu na campanha passada e não fez. É pelos trabalhos vem vem fazendo simplesmente nas vésperas das eleições.

  7. Fatal2014

    Triste o que está acontecendo com a difusora, deprimente, coloca pessoas despreparadas e totalmente engajadas num projeto de poder do louco do Weverton, em conluio com o FD que ainda não mostrou a mudança que tanto esperamos dele!!! A difusora perdeu totalmente a credibilidade!!!

  8. Wilson Rodrigues

    Simplesmente você é apenas mais um jornalista que usa seu blog para difamar a campanha de Braide e Colocar todos quantos estão com Edivaldo em um pedestal de Ouro. Por suas palavras aqui descritas vejo que você nem se quer se preocupou em assistir a entrevista por inteiro… você não descrevi aqui que ao contrário do que vc diz o Cândido Eduardo Braide elogiou John Cutrim por seu excepcional trabalho como jornalista pedindo para que Deus o abençoa-se em seu trabalho… fala sério… vc e Jeisael tão ganhando quanto do holandinha?

    1. garrone Autor da Postagem

      assistir a entrevista, gravei, e voltei a assistir. O elogio veio depois do ataque, e foi apenas para fazer média e recarregar sua artilharia nos outros três jornalistas, como se ao elogiar Cutrim avaliasse e tornasse os outros merecedores dos ataques. Ou algo bem ao estilo da máfia, mata e depois manda flores!

  9. gilberto

    Acho que os debates tem que acontecer de forma plausível. vejo até o momento o candidato Braide foge das perguntas que lhe são feita. acompanho todas inserções do qual as pessoas fazem perguntas ele responde na entrelinhas para confundir o eleitor,, não responde nenhuma pergunta com clareza, so diz que São Luis tem Jeito e tem quer ser um lugar bom pra se morar.ELE NÃO TEM NADA PRA MOSTRAR, inclusive a sua passagem como gestor da Caema foi um desastre natural para nossas praias e rios , essa cara de bom moço que ele faz para iludir eleitor desenformado não corresponde a realidade de sua pratica como gestor da caema e secretario o qual ele se intitulo que foi o melhor . Quanto a Edivaldo como prefeito teve no primeiro ano dificuldades na sua gestão, não tinha recursos disponíveis , herdou dividas com empresas e fornecedores, funcionalismo municipal atrasados, alguns secretários não corresponderam, buscou parceira no governo Roseana não conseguiu porque Ricardo Murad queria tomar a prefeitura, mesmo assim, conseguiu fazer algumas obras, já veio melhorar sua administração quando fez parceira com o governo do Estado e esta dando certo, existem varias obras ja feitas e outras em andamento, para o povo da periferia as obras chegaram e estão chegando a vida dessas pessoas esta melhorando, com a ajuda do governo as abras vão continuar, pra que interromper essa parceria, nenhum gestor consegui fazer 100%, ele tem escolher prioridades que atendam os anseios da população,Caros eleitores não se iludam nos temos que ter um prefeito alinhada do governo estadual para nossa cidade crescer, nos é que vamos decidir se queremos continuação do trabalho ou entregar a prefeitura para aqueles que devoraram o Estado durante 50 anos.

    1. Claudio

      Quem foge é EhJ que nao vai a debates e sabatinas, esse Braide é muito preparado, nao correu dos blogueiros que o atacam todos os dias.

      1. Eldes Luis

        “esse braide é muito preparado”, kkkk vc cláudio precisa abrir mais seus olhos, esse cara é um “ator”, estrategista e arrogante.

  10. LEANDRO

    Garrone, vai tomar banho seu orfão desnaturado! quer defender jeisael marques, ele só pode ta te comendo seu gay irrustido . jeisael ta só na mafia do MARACAP. é 33…..no rabo de vçc”!

  11. Fernanda

    Esse Jeisael é um idiota nunca será ao meu ver jornalista do serve pra chamar bola de vinho grosseiro meu educado será que ele pensa que ainda está no qual é a bronca ? Cuidado pra ele não se tornar um jornalista esquecido pois daqui a pouco esses berros dele não servirão de nada.

  12. Fernanda

    Esse Jeisael é um idiota nunca será ao meu ver jornalista do serve pra chamar bola de bingo, grosseiro mau educado, será que ele pensa que ainda está no qual é a bronca ? Cuidado pra ele não se tornar um jornalista esquecido pois daqui a pouco esses berros dele não servirão de nada.

  13. Jean Claude

    A verdade mesmo gostando do atual governo estadual, que a grande mudança que seria promovida no Maranhão pelo nosso atual governador não vem sendo feita . Que seria totalmente diferente das oligarquias que dominavam nosso estado. Como asim diferente ? Diferente nas eleições , nunca influenciar nas decisões das prefeituras do nosso estado. Não aparecer na TV não quer dizer que não influencia. Já tem varias ações contra nosso atual prefeito, que utiliza ônibus pra sua propaganda, que em um mandato aumentou a passagem em valores absurdos, que já tem acordo para aumento de passagem em2017 , se Edivaldo ganhar quanto sera nossa passagem no.final do.seu mandato? E não se esquecendo que ele acabou com nossa cultura, nosso São João, nosso carnaval nem se fala . Isso não é propaganda ,é realidade ! Sem falar dos ataques contra os que se opõem a atual gestão municipal, Pq com quase 10 anos do fim da gestão de Eduardo na caema o TCU reabre as contas da sua gestão, não tou defendendo Braide, até porque se ele fez algo.de.errado tem que prestar contas .
    Se Eduardo ganhar vamos mostrar uma coisas aos nossos políticos , não fez boa gestão sai fora.! Assim aconteceu com Castelo,um candidato tradicionalíssimo no nosso estado que perdeu nas urnas pro.nosso atual prefeito.Se você ganhar Eduardo Braide, fica de olho porque se não fez boa gestão sai fora !¡!!!!!!

  14. Thaysa

    Tu tens razão numa coisa Garrone: o Estado do Maranhão FOI CONDENADO EM 2007 A FAZER AS OBRAS NECESSÁRIAS À DESPOLUIÇÃO DAS PRAIAS…. E ELAS FORAM FEITAS… FLÁVIO DINO SÓ INAUGUROU!
    E na reta final da campanha de EdhJr. Para Para ver que havia sido trabalho dos dois.
    Jeisael é grosseiro, mau educado, descontrolado e parecia mais advogado de John Cutrin, EdJr. e FD que um integrante da Sabatina!
    Ficou feio mesmo!

    1. garrone Autor da Postagem

      O governo concluiu a ETE Vinhais e ampliou a rede coletora de esgoto, essencial para que a estação funcionasse regularmente com 100% da sua capacidade, o que não foi iniciado e sequer ventilado pelo antigo regime Sarney!

  15. Vicente

    Temperamental??? Sério que você assistiu o programa? Braide pode ter sido tudo – até um pouco arrogante ao dizer que John estaria desinformado – mas jamais temperamental.

    E a TV Difusora está sim a serviço de uma candidatura nesta eleição. Não se convida um candidato para uma sabatina e se coloca o resultado de uma pesquisa enquanto o cara está no estúdio. Isso foi extremamente deselegante. Foi claramente uma provocação. Acho que já passou da hora da Justiça Eleitoral tomar uma atitude.

  16. rafael

    oi lir em um site que jesael marx trabalhador fantasma na asembleia legislativa e ja faturou mais de uns 200mil por ano e quase uns 6 mil por mes agora da para enteder porque defende o edivaldo holanda.

  17. rafael

    vir na internet a denuncia de que jesael max e outos sao funcionarios fantasma da asembleia legilativa tendo ja recebido ja uns 200mil por ano e uns 6 mil por mes nosso dinheiro publico que estar indo para essas pessoas

  18. rafael

    vir em uma vasta pesquisa o relato de funcionarios fantasma na assembleia lesgilativa bancados pelo atual prefeito edivaldo holanda junior (uns 200 mil por ano na faixa de 6 mil por mes) uns dos grandes nomes favorecidos e o jornalista jesael max bancado por nosso dinheiro e grande defensor do atual prefeito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *